O
procurador-geral da República, Roberto Gurgel, criticou, nesta
quinta-feira (23), a demora na prisão dos condenados do mensalão. Gurgel
lamentou que o segundo semestre de 2013 comece com os réus em
liberdade. Na opinião dele o Brasil tem “imensa dificuldade” de cumprir
as decisões judiciais quando os envolvidos estão “no topo da estrutura
social”. A declaração foi dada durante o encontro do Ministério Público
(MP) sobre controle da atividade policial. O ministro Joaquim Barbosa,
relator do processo, afirmou, nesta quarta-feira (22), que provavelmente
os recursos dos 25 condenados só serão julgados em agosto. Ele disse
estar "longe" de estar preparado para a análise em razão do volume de
recursos. Os acusados só serão presos quando não houver mais
possibilidade de recorrer. "É uma pena que demoremos tanto a tornar
efetiva a decisão do STF. Tivemos todo o segundo semestre do ano passado
consumido neste julgamento e é uma pena que cheguemos ao segundo
semestre ainda sem que a decisão seja cumprida", disse Gurgel. O
procurador admitiu não atuará no julgamento já que deixa o cargo em
agosto.