sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

COLUNA DO PINGUIM: POLÍCIA CIDADÃ


Em termos gerais, polícia é a atividade de assegurar a segurança das pessoas e bens, sobretudo através da aplicação da lei. Por extensão, o termo "polícia" é também utilizado para designar as corporações e as pessoas que têm como principal função o exercício daquela atividade.
Hoje em dia, o termo "polícia" está normalmente associado aos serviços e agentes do estado nos quais o mesmo delega a autoridade para o exercício dos seus poderes de polícia, dentro de um limite definido de responsabilidade legal, territorial ou funcional. A função de autoridade policial implica normalmente a aplicação da lei, a proteção das pessoas e da propriedade e a manutenção da ordem pública. Normalmente, aos agentes de autoridade policial é concedido o poder para o uso legítimo da força no âmbito do cumprimento da sua missão.
Apesar de ser normalmente associada exclusivamente à atividade de aplicação da lei, a atividade policial é bastante mais abrangente. Para além da preservação da lei e da ordem, a polícia pode incluir outras atividades como o socorro em situações de acidente ou catástrofe planejamento urbano e até Assistência Social. Existe aqui em Juazeiro a Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO/CPRN que é uma subunidade e tropa de reação do Comando de Policiamento Regional Norte – CPRN, a qual tem a missão de preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, especialmente no Norte da Bahia, prestando apoio tático e operacional as tropas subordinadas ao CPRN.
As principais atividades da CETO são realizadas pelo Grupo Tático Móvel – GTM no radio patrulhamento diuturnamente, que visa principalmente prisão de criminosos, apreensões de armas de fogo e drogas, além de atuações de controle de distúrbios em manifestações e intervenções em estabelecimentos prisionais.
A CETO, também é responsável pelo atendimento ao público no serviço de 190 e monitoramento das viaturas desenvolvido pela Central de Rádio Patrulha que funciona 24 horas por dia, inclusive pelo Disk denúcia através do Número 3613 0557, do qual o cidadão pode ligar sem precisar identificar-se e fazer a notícia-crime de suspeitos e locais onde estão ocorrendo crimes, principalmente “ bocas de fumo”. Nós aqui do Blog Chico Ferreira, parabenizamos ao comando do CETO/ CPRN e seus capacitados militares agregados, o nosso mais profundo reconhecimento do trabalho profícuo e eficaz da tropa especializada no combate ao crime organizado e  nas operações deflagadas com sucesso.

Valterlino Pimentel ( Pinguim )
Com informações da CETO/CPRN