segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prêmio Nobel defende alternativa ao Bolsa Família





O professor de economia e Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, propôs, nesta segunda-feira (27), a criação de um reality show na televisão estrelado por pessoas que tentam criar negócios próprios para deixar de receber auxílio financeiro do programa Bolsa Família, por meio do qual o Governo Federal garante renda a pessoas em situação de pobreza.

"Por que não criar um programa de televisão que mostre cinco ou dez pessoas que recebem dinheiro do Bolsa Família tentando criar negócios sociais para deixar de receber a verba do governo? Mesmo que nem todos consigam, certamente empreendedores irão ver isso na televisão e poderão se interessar em investir nessas ideias", disse ele, após proferir palestra na sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Para Yunus, a existência de projetos de transferência de renda como o Bolsa Família são importantes, mas caso não sejam criados caminhos para os beneficiários saírem do programa, podem levar à dependência.

"É um programa muito importante, mas temos de ter cuidado para não criarmos dependência. A Europa sofre com isso. As segunda e terceira gerações que receberam os benefícios sociais dos governos começaram a se acomodar, ficaram dependentes. Não temos de tirar as pessoas do Bolsa Família e sim dar subsídios para elas saírem por conta própria", defendeu.
Questionado sobre um exemplo de resultados práticos de negócios sociais, Yunus citou um projeto em seu país, Bangladesh, que educa meninas de pequenas vilas para serem enfermeiras.

"Temos falta de enfermeiros no país, há uma média de três médicos para cada enfermeira. Caso não estudassem, essas meninas provavelmente ficariam em suas vilas fazendo nada, esperando para casar. É uma mostra de como esses projetos podem ser desenvolvidos para melhorar a sociedade", concluiu.