terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeito de Sobradinho visita Centro de Saúde e anuncia melhorias nos serviços


O prefeito Luiz Vicente Berti realizou na manhã desta terça-feira (16), mais uma visita nas instalações do Centro de Saúde de Sobradinho, Policlínica, Vigilância Sanitária, Farmácia Básica, Centro Odontológico e Pronto Socorro Municipal, para acompanhar de perto as mudanças que estão ocorrendo e o que é necessário para melhorar o atendimento à população sobradinhense.
A visita durou cerca de duas horas e faz parte de uma agenda adotada pelo chefe do executivo municipal de estar presente nas unidades de saúde do Município, conversando com pacientes e funcionários para saber das dificuldades e deficiências para resolvê-las.
Desde o início da nossa gestão na Prefeitura de Sobradinho tenho visitado diversos setores para acompanhar de perto a funcionalidade dos serviços oferecidos. Reformamos e reabrimos o Centro de Saúde e o Pronto Socorro. Mesmo enfrentando problemas na área da saúde, como em todo o país, já observamos muita diferença”, destacou, lembrando que o Centro de Saúde atende mais de 2 mil pacientes por semana, que a Farmácia Básica foi abastecida com medicamentos e material de consumo para o Pronto Socorro; e os Programas de acompanhamento de gestante, teste do Pezinho, Hipertensão e Diabetes Hanseníase Tuberculose; e preventivos foram retomados.
O Secretário de Saúde, William Bogard reafirma o compromisso do chefe do executivo com a população. “Sobradinho agora tem médicos plantonistas todos os dias. Além da contratação de médicos especializados em Pediatria, Ginecologia, Dermatologia, Psiquiatria, Clínica Geral, Cirurgia Geral; aderindo também ao Provab programa de Valorização Atenção Básica de Saúde. O Provab é mais uma das iniciativas em parceria com o Ministério da Educação destinada a enfrentar uma problemática, que é possivelmente o desafio mais crítico do SUS – ter mais médicos, bem formados e próximos da população que mais precisa. Sobradinho recebeu, através do programa, mais três médicos para Atenção Básica”, disse o secretário.
Outra novidade é a reabertura do Laboratório de Análises Clinicas, no mês de maio e a inauguração da Unidade Básica de Saúde da Quadra S 17, proporcionando melhores condições de cuidados aos pacientes. Durante a visita o prefeito encontrou com a professora aposentada, Cleonice Frazão que elogiou o atendimento que tem recebido. “O atendimento do Centro de Saúde é humanizado e especializado, depois da consulta recebi o medicamento receitado pelo médico”, comentou.
Sabemos dos grandes desafios que temos que enfrentar, mas as mudanças já começaram a acontecer e muitas outras virão. Na saúde tudo deve ser minuciosamente planejado e controlado. Readequamos a casa de apoio em Salvador para pacientes que fazem tratamento fora domicílio e entregamos o carro TFD, Uma van Mercedes Benz, com capacidade para 16 pessoas”, disse Luiz Vicente, demonstrando otimismo com o que viu de perto, comemorando também a retomada do atendimento especializado no Centro Odontológico a readequação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e reabertura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Na visita o prefeito estava acompanhado do Chefe de Gabinete, Alexandre Deles, do Diretor do Centro de Saúde, Dr. Alcides Paulo Costa e do Diretor administrativo Jaílson Silva.