segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pedro Alcântara feliz com a realização do concurso para professor indígena



Pedro Alcântara criador da celebre frase que diz ” o caminho mais curto entre a pobreza e o bem estar é a educação”, comemora a realização do concurso Público para professores indígenas realizado através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Este é o primeiro concurso público do tipo em todo o país voltado para os povos indígenas. Este concurso contemplará 390 vagas de professores de procedentes das comunidades indígenas, fato inédito no País.
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas nas cidades de Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso, Ibotirama e Ribeira do Pombal. A segunda etapa do concurso constará de avaliação de títulos com caráter classificatório. Para preencher as vagas disponíveis, o candidato tem que pertencer à etnia da aldeia onde exercerá as atividades. Alcântara quando chefe de gabinete da  Secretaria de Relações institucionais da Bahia, sempre esteve presente nas lutas indígenas se reunindo com caciques, lideranças e a população indígena de toda Bahia, foi o grande apoiador por determinação do Governador Jaques Wagner e do Secretário Paulo César Lisboa da SERIN para a realização deste concurso, sempre acreditando que o caminho mais curto entre a pobreza e o bem estar é a educação, foi com grande prazer que colaborou para este fato que hoje é uma realidade.
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia através do seu Secretário Osvaldo Barreto e toda sua equipe, embasado na Lei Estadual nº 18629/ 2010 consolida a política de Educação indígena em nosso estado.
É com o entusiasmo de sempre que parabenizo o Governador da Bahia Jaques Wagner, os Secretários de Estado Osvaldo Barreto, Paulo César Lisboa, o ex- Secretário de  Administração e hoje Secretário da Fazenda Manoel Vitório e todos aqueles que compõe estas secretarias pelo êxito nesta importante missão.
Não poderia de deixar de fazer referência ao esforço e a colaboração que os povos indígenas, através de seus caciques e lideranças, deram para a projeção e a execução de tão relevante projeto que enaltece a Bahia e a comunidade indígena do nosso estado.
Outras conquistas haverão de vir pois os povos indígenas merecem.
Pedro Alcântara de Souza- Ex- chefe de Gabinete da SERIN
Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia