Representantes
de vários segmentos ligados ao Velho Chico - seja na irrigação,
aquicultura, energia, turismo, lazer ou meio ambiente - poderão
participar amanhã (21) e quarta-feira (22) da Oficina sobre os Usos
Múltiplos das Águas do Rio São Francisco. O evento será às 9h, no Centro
de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. A entrada é gratuita.
A ideia é sugerir ações para o uso
correto e econômico da água. Segundo informações da assessoria do Comitê
da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que é o organizador
das oficinas, o desenvolvimento populacional deverá provocar mais
impactos ao meio ambiente.
“A nossa população está crescendo e
os impactos ambientais com as reduções de vazões, por exemplo, são
gigantescos na bacia do São Francisco. Além disso, o aquecimento global
já cobra seu preço pela ação do homem. Vamos enfrentar cada vez mais
crises como essa, de secas mais prolongadas, caso a sociedade continue
esquecendo que o rio é um ecossistema”, afirmou o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda.
As atividades da oficina serão
conduzidas pelos moderadores Rosana Garjulli e Francisco Carlos Bezerra,
ambos com anos de experiência na área de mobilização, contando ainda
com a colaboração do especialista em Hidrologia, Pedro Molina. (Fonte Carlos Brito)