Ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando
Pimentel, um dos mais próximos da presidente Dilma Rousseff (PT) e
cotado para coordenar sua campanha à reeleição, é acusado pela
Procuradoria-Geral da República (PGR) de ser "autor de delitos" e ter
"concorrido ativamente" para o desvio de R$ 5 milhões da prefeitura de
Belo Horizonte em 2004, quando era prefeito do município. Reportagem do
jornal Folha de S. Paulo mostra que o inquérito que tramita no Supremo
Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro José Dias Toffoli,
analisa as circunstâncias da contratação, pela prefeitura de Belo
Horizonte, da Câmara dos Dirigentes Lojistas local (CDL) para implantar
o projeto "Olho Vivo", que previa a instalação de 72 câmeras para
coibir crimes no centro da cidade. O documento da Procuradoria, datado
de março de 2012, é assinado pelo procurador-geral da República, Roberto
Gurgel, e sua mulher, Cláudia Sampaio, e acusa diretamente o ministro. A
acusação contra Pimentel é de "apropriação de bens ou rendas públicas",
com pena de até 12 anos de prisão. "A denúncia contém clara e concisa
descrição do fato criminoso e dos indícios de autoria, que permitem com
segurança apontar o denunciado como autor dos delitos", disse a PGR.