O prefeito Genilson Silva conseguiu junto ao vice-governador Otto Alencar recursos para refazer a iluminação da entrada da cidade, a Avenida até o Balneário de Chico Periquito e a Avenida Balbino de Souza até a altura do Mercado Municipal. A colocação das torres de iluminação já começou e deve estar concluídas em pouco mais de um mês. Ele comemora:
“O governador Wagner adotou o projeto que apresentamos do Polo Turístico de Sobradinho, integrado pelo Balneário Chico Periquito, pelas áreas verdes e de lazer da cidade, acesso à Barragem e complementado pelo Roteiro do Vinho. A iluminação é parte deste projeto, bem como as praças e equipamentos públicos que estão sendo construídos na cidade”.
Com um custo estimado de quase dez milhões de reais o Polo Turístico de Sobradinho integra de forma definitiva a cidade ao roteiro dos visitantes de Juazeiro e Petrolina, oferecendo opções de lazer, pesca, esportes aquáticos e o conhecimento das vinícolas instaladas às margens do Lago.
“Vamos integrar todos estas opções, oferecendo em primeiro lugar acesso rápido e seguro, serviços de qualidade e depois acomodações. Acredito” – adianta Genilson – “que nos próximos quatro anos já tenhamos consolidado este Polo, incluindo o calendário de festividades e esportes náuticos como a Copa Vela que resgatamos, as manifestações populares, como Festa do Vaqueiro e a Caminhada das Águas, além de grandes Festas juninas”.
“A iluminação é uma parte visível e concreta de todo esse processo” – responde quando questionado se este projeto seria levado à frente e porque demorou tanto a sair do papel – “Outra parte são as instalações do Balneário, o porto para pescadores, uma marina, a recuperação da malha viária urbana. Há a parte que eu chamo de “invisível”, impalpável, que é a melhoria do sistema de saúde preventivo, a qualificação do pessoal de serviços, uma infinidade de pequenas e importantes intervenções que estão mudando radicalmente o perfil de nossa cidade. Não há como voltar atrás nesse processo de desenvolvimento, de resgate da autoestima, no ânimo de buscar mais renda e receita, tirar da informalidade centenas de pessoas, dar dignidade aos nossos jovens trabalhadores e oferecer oportunidades”. E ele brinca: “A iluminação é a parte luminosa disso tudo, mas o brilho mesmo está nas pessoas de Sobradinho que acreditaram nesse projeto e vai levá-lo à frente. Não há como voltar atrás”. – repete.
“Não vou entrar na discussão de quem trouxe, de quem deixou de trazer” – responde, tranquilo, quando indagado se estaria incomodado com o esforço quase desesperado da oposição a Sobradinho de assumir a paternidade da nova iluminação: “É o que estou dizendo. A iluminação é parte de um projeto amplo. Estas pessoas não se interessaram antes, quando exerceram o poder. Se algum dia chegassem de novo à prefeitura não se interessariam e agora, sem conhecimento, surrupiam nossas ações para vende-las como suas. Não me incomodo com isso. O importante é que o povo de Sobradinho sabe quem fez, quem está fazendo e quem vai continuar com este trabalho por mais alguns anos”.