Se o que foi visto durante a lavagem do Bonfim se confirmar, o quadro político em Juazeiro também pode ser alterado.
Enquanto os demais partidos da base aliada do Estado seguiram em blocos, logo atrás do governador Jaques Wagner, o PCdoB preferiu demarcar espaço e atrair holofotes na Lavagem do Bonfim, sendo um dos últimos na fila do desfile das agremiações partidárias.
Com cartazes que destacavam mensagens de oposição à atual gestão municipal e muitos militantes, os comunistas mostraram que estão seguindo pra valer a estratégia de candidatura própria para prefeitura de Salvador.
Na linha de frente, a deputada federal Alice Portugal, pré-candidata do PCdoB, encarou a caminhada como um termômetro de avaliação para corrida eleitoral de outubro.
Em clima de empolgação, a postulante e os demais líderes comunistas garantiram que seguirão firmes, tendo o forte apoio da executiva nacional. “É o termômetro em alta. Salvador se coloca hoje para honrar sua tradição, rogando por paz e para que a cidade tenha um prefeito que reencante a Bahia com a sua capital”, disse com discurso de pré-candidata Alice Portugal.
Tudo isso pode significar que os esforços da estadual do PT para enfraquecer a figura de Joseph Bandeira em Juazeiro, a fim de que este desista de candidatar-se à Prefeitura podem ser amenizados.
Bandeira vem sofrendo fortes golpes contra o seu intento de ser prefeito novamente, porque , para o PT da Bahia, o mais importante é ganhar a prefeitura de Salvador – e quebrar a aliança com o PCoB na capital seria um entrave.