sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Novela chega ao fim: Mercado do Turista é inaugurado em Petrolina

Depois de quatro anos se arrastando, em meio a várias paralisações em suas obras, o Mercado do Turista de Petrolina finalmente foi inaugurado, em solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira (09).
Por sugestão da presidente da Casa Plínio Amorim, vereadora Maria Elena, o centro de compras levará o nome do advogado e empresário Jonas Amaro (já falecido). 
A obra teve início na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual Odacy Amorim e foi construída com o objetivo de organizar o mercado informal da Rua Dom Vital, no Centro de Petrolina. Foram cadastrados 240 ambulantes, mas destes 44 não serão beneficiados, pois o mercado comporta apenas 196 boxes. O sorteio para a seleção dos beneficiados e para a distribuição dos espaços foi realizado em seguida, na quadra do Sesi de Petrolina.
 A ambulante Maria Gorete Pereira comemora a possibilidade de ser sorteada. “Sou trabalhadora informal há 20 anos e saber que vou estar protegida do sol, da chuva e não vou precisar armar e desarmar a barraca todo dia é um alívio”, desabafa Maria.
Segundo o presidente da categoria José Pedro Nunes, a obra ainda precisa de reparos e por isso os ambulantes só receberão as chaves na próxima semana. “As prateleiras ainda serão colocadas e a energia está provisória, precisa de reparos, que serão a partir de segunda –feira”, declara Nunes.
Na solenidade, além do prefeito Júlio Lóssio e do vice Domingos Sávio, também estavam presentes o deputado federal Fernando Filho (PSB) – que destinou emenda de R$ 1,2 milhão para o mercado -, as vereadoras Maria Elena (PSB), Cristina Costa (PT), Raimunda Sol Posto, os secretários Marcelo Calvacanti (Ordem Pública) e Rogério Valença (Infraestrutura), além do presidente da Associação dos Feirantes, Camelôs e Ambulantes (Afeabacap), José Pedro Nunes, do presidente do Sindilojas, Joaquim e Castro, de familiares do homenageado e vários comerciantes informais.