sábado, 23 de setembro de 2017

Amansar Maia é prioridade



Na estratégia para barrar a segunda denúncia na Câmara, a prioridade hoje do presidente Michel Temer é acalmar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que está contrariado com o assédio do PMDB a políticos que negociavam filiação ao DEM.
Ironia: Maia se queixa das investidas do PMDB sobre possíveis futuros filiados ao DEM, mas teve um encontro anteontem em São Paulo cujo pano de fundo é a eventual saída de Doria do ninho tucano. A política como ela é.
Em relação à nova denúncia contra Temer, Maia disse que não misturaria esse assunto com o conflito entre PMDB e DEM por conta da busca de filiados. Mas a simples menção a essa insatisfação deixa o Palácio do Planalto de orelhas em pé.
O papel de Maia é importante nesta segunda votação. Um sinal interno dele na Câmara pode atrapalhar o governo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), atrasando a análise de um tema desgastante para o governo. O Planalto queria resolver o tema antes do feriado de 12 de outubro. Maia já falou que talvez não dê tempo.
Portanto, a tarefa imediata à qual Temer vai se dedicar será restabelecer a boa interlocução com Maia. A tendência é o governo barrar o prosseguimento da denúncia, evitando que a Câmara dê autorização para o Supremo analisá-la. Mas a rapidez dependerá bastante do papel que Maia jogará nos bastidores em reuniões com líderes partidários, por exemplo. Temer sabe disso, porque conhece a Câmara, Casa que já presidiu três vezes.  (Kenedy Alencar)