sábado, 29 de julho de 2017

Prefeitura de Sobradinho promove o III Seminário de Arqueologia



A prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (28) o III Seminário de Arqueologia com o tema: Arqueologia e Identidade.

O evento faz parte de uma das ações previstas nos projetos de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na área de abrangência da Linha de Transmissão de 230 KV SE Parque Sobradinho, desenvolvidas pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com a Mineração Caraíba, a ENERGISA, Instituto Habilis, e Fundação SOS São Francisco.

O seminário foi destinado principalmente aos professores, estudantes, líderes comunitários, bem como as instituições que desenvolvem trabalhos na área ambiental e cultural.

Durante o evento foram apresentadas as pesquisas que estão sendo realizadas na região do Submédio São Francisco onde há evidências de ocupação humana contínua desde mais de 15 mil anos, como também foram abordados os impactos das obras de engenharia sobre o patrimônio ambiental e cultural no Vale do São Francisco.

“O terceiro Seminário tem uma característica muito interessante. Enquanto os outros dois foram para apresentar o conceito de arqueologia e sua importância, o terceiro vem com uma proposta muito mais madura e mais específica, que é a de relacionar os achados arqueológicos com o aspecto identitário da população”, afirmou o Coordenador do Instituto Habilis, Alvandyr Bezerra.

“Este evento tem como principal objetivo compartilhar as pesquisas arqueológicas e desenvolver um diálogo entre as empresas que fazem atividades no campo de engenharia em nossa região e a população, juntamente com as universidades e institutos de pesquisa, na construção de um novo contexto para a melhoria das relações entre as empresas e a comunidade”, destacou o Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco Celito Kestering.

“O prefeito Luiz Vicente entende que a Secretaria de Educação deve transcender os horizontes do ensino aprendizagem para avançar no quesito da identidade. Portanto, se faz necessário trabalhar isso em sala de aula e também fora dela, para que os nossos estudantes, profissionais da educação e a comunidade adquiram o senso de pertencimento e passem a ter um olhar diferente, cuidando mais da cidade e ajudando a potencializar as riquezas que existem em nosso município ”, ressaltou a Secretária de Educação Ducilene Kestering

Ascom PMS