segunda-feira, 29 de maio de 2017

Odebrecht: República Dominicana pede prisão de 14


Quatorze pessoas envolvidas na delação da Odebrecht foram alvo de pedido de prisão preventiva da Procuradoria Geral da República Dominicana, entre eles o ministro da Indústria e Comércio, Juan Montás Domingues, o senador Julio César Valentin e o ex-ministro de Obras Públicas Victor Días Rúa. As informações são do jornal “Diario Libre”. Segundo o procurador Jean Rodrígues, o prazo da prisão preventiva é de 18 meses.

Pelo menos nove dos acusados pela Procuradoria da República Dominicana foram presos nesta segunda-feira. Os procuradores também pediram ajuda da Interpol para prender o engenheiro Bernardo Antonio Castellanos, que está no Panamá, e é um dos 14 acusados.
Em abril passado, a Odebrecht homologou acordo com a Justiça da República Dominicana e se comprometeu a pagar U$S 184 milhões — o equivalente a R$ 579 milhões — após admitir crimes de subornos. A empreiteira brasileira confessou o pagamento de US$ 92 milhões em propinas naquele país entre 2001 e 2014, segundo o acordo de leniência assinado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Os valores teriam sido repassados em troca de contratos públicos.