quinta-feira, 11 de maio de 2017

No embate entre Moro e Lula, deu empate



Para os analistas políticos do UOL Josias de Souza e Carlos Melo, não houve vencedor no depoimento do ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz da 13ª Vara Federal, Sergio Moro, ontem, em Curitiba.

Na opinião de Josias, Lula foi menos contundente que no depoimento anterior, na 10ª Vara Federal, em Brasília, em março deste ano. Na ocasião, afirma o analista, o ex­presidente fez praticamente um comício.

"Lula se mostrou comedido, muito bem orientado por seus advogados", afirma. "Ele fez comício, mas fora da sala de audiência. Ficou no 0 x 0: os 30% do eleitorado que votam em Lula continuarão amando Lula. Quem quer ver Lula preso continuará querendo ver Lula preso."

Para Carlos Melo, não era ocasião para embate, pois havia a perspectiva de o juiz inquirir, e o réu, responder. "Houve empate técnico", diz. Ele, no entanto, evitou comparações com um debate público entre as duas personalidades. "É diferente de um estúdio onde se passa o debate eleitoral", disse.

"O empate em 0 x 0 é prejudicial para Lula", afirma Josias. "A audiência com Sergio Moro era a oportunidade para se defender. Mas ele se limitou à negativa. O jogo está nas mãos de Sergio Moro. E, neste campeonato, o risco que Lula corre é o de ser condenado."