quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prefeitura realiza Jornada Pedagógica em Casa Nova-BA




A Prefeitura Municipal de Casa Nova, através da Secretaria de Educação, deu início na manhã desta quarta-feira (22) à Jornada Pedagógica 2017, que tem como tema, “A Educação a partir das experiências: Diversos Olhares”. A programação do evento, que tem como objetivo discutir o planejamento para o ano letivo que se inicia, conta com palestras, oficinas, debates e trocas de conhecimento entre professores, gestores e equipes de apoio.
Este ano, a jornada está dividida em três etapas: Nesta primeira, os educadores tiveram um momento de formação com a equipe gestora das unidades escolares da Rede Municipal. Na parte da manhã, o público presente pode acompanhar uma palestra voltada aos profissionais da área. E na parte da tarde, participaram de oficina com o objetivo de traçar o perfil e planejar as ações para o início do ano letivo 2017.
A palestra foi ministrada pela Mestranda em Educação, Rosileide Soares, que destacou a necessidade da comunidade educativa pensar sobre a construção coletiva do conhecimento, de uma maneira em que todos os saberes sejam levados em consideração. “É importante perceber que nós vivemos em um tempo de mudanças que remete à construção de novos saberes, novas habilidades, novas competências. Esse encontro é importante no sentido de que os professores, gestores e coordenadores possam refletir sobre esses diversos saberes. Por isso que a gestão democrática é fundamental nesse processo”, explanou Rosileide.
Presente em todos os momentos da Jornada Pedagógica, o Secretário de Educação de Casa Nova, Marcos José Ribeiro, falou da importância das parcerias com os conselhos e as associações no sentido de por em prática tudo o que vem sendo preparado para o ano letivo. “O lema da Secretaria de Educação é ‘Educar Para Transformar’. Desta forma, nós vamos seguir à risca, trabalhando em parceira com todos os agentes envolvidos nesse processo, para que a gente consiga implementar a tão sonhada educação de qualidade aqui em Casa Nova”, disse o secretário.
Para Marcos José, “O desafio é transformar as diversas realidades encontradas aqui. O município é grande e tem muitos problemas e muitos vícios, mas esta administração está propondo a regularização através do trabalho sério. Diante das dificuldades, nós estamos aqui trabalhando dia e noite para organizar as escolas e termos um início de ano letivo tranquilo”, concluiu o titular da pasta.
Já o prefeito Wilker Oliveira Torres fez questão de ratificar que a educação é uma prioridade em seu governo. No entanto, o chefe do executivo casanovense pontuou que todas as ações da sua gestão são planejadas, sempre levando em consideração a capacidade de serem realizadas sem prejudicar a governabilidade.
“A minha preocupação é ter que fazer as mudanças necessárias e tomar as atitudes corretas para que a gente consiga colocar a nossa cidade para frente, escrevendo uma nova história. Não tenho medo de tomar uma atitude que não seja popular. Se nós entendermos que é para o bem de Casa Nova, nós vamos fazer o que tem que ser feito. Nosso intuito é fazer uma educação realmente diferente, transformadora”, enfatizou o prefeito.
Wilker aproveitou ainda para esclarecer o motivo da prorrogação do início das aulas, marcado anteriormente para o próximo dia 02 de março. Segundo o prefeito, o adiamento se deu devido a falhas identificadas por sua equipe jurídica no processo licitatório para as contratações de empresa para gerir o transporte escolar, e para a compra da merenda dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Wilker garantiu que um novo processo já está em andamento, e que tudo estará resolvido antes da nova data do início das aulas, marcado para o dia 13 do próximo mês.
Estiveram presentes ainda no evento a Diretora da APLB/Casa Nova, Maria do Carmo Braga, os vereadores Patrick da Astafran, Cacado, Uilian Pereira, João Pinto e Maria Regina, além de assessores e lideranças políticas e comunitárias. Falando em nome do legislativo municipal, o vereador Uilian destacou a importância do professor na sociedade como agente transformador da sua própria realidade e da realidade do outro. E aproveitou para parabenizar a organização do evento.
“Não podemos esquecer que antes de gestor ou coordenador, somos professores. E para sermos professores, temos que ver essa base que é o aluno. Nós não podemos jamais desistir dos nossos alunos. Aqui eu sei que tem colegas professores que já viveram as mais diversas realidades dentro da sala de aula. E muitas vezes por falta de preparo e por falta desses momentos, não sabem como reagir ou a quem recorrer. Então esse encontro é de suma importância para que estejamos preparados para lidar com as diversas situações que a escola nos oferece”, discursou Uilian Pereira.
A 2ª etapa da Jornada Pedagógica 2017 acontece nos dias 02 e 03 de março, quando será realizado o planejamento nas unidades escolares. E no dia 14 de julho, acontece a 3ª e última etapa, juntamente com os professores da Rede Municipal de Ensino, em ocasião do retorno do recesso escolar.

Ascom/PMCN