domingo, 29 de janeiro de 2017

Prefeito de Casa Nova busca parceria com empresários da agricultura para amenizar desemprego no município





O prefeito de Casa Nova-BA, Wilker Oliveira Torres, esteve reunido com alguns empresários do ramo da fruticultura irrigada, que atuam no município. A reunião aconteceu nessa sexta-feira (27), em uma fazenda localizada no distrito de Santana do Sobrado, onde o prefeito e assessores puderam debater com vereadores e representantes de outras fazendas sobre a atual realidade do agronegócio na região.
Dentre os principais assuntos pautados, destacou-se a crise hídrica, a seca, o acesso viário às fazendas, a resolução do problema dos lixões de Santana e a criação de novos postos de trabalho. O prefeito Wilker Torres falou da importância das Parcerias Público-Privada (PPPs), sobretudo no sentido de viabilizar ações, de uma forma clara e socialmente eficaz, que visem o bem da população do município.
 “A nossa ideia é fortalecer esse tipo de parceria, porque com isso, a gente possibilita a criação de outras formas de solucionar um dos principais problemas de Casa Nova que é o desemprego. Então eu vim aqui hoje ouvir não só as demandas desses empresários, mas também debater novas ideias para que possamos chegar a um consenso, onde todos saiam ganhando: o patrão, o empregado e o município”, assegurou Torres.
O prefeito citou algumas ações que podem minimizar a atual situação do município, como a limpeza e a retirada do lixão da frente de Santana, obras de construção e reparação de estradas, municipalização do trânsito e criação da Guarda Municipal. Wilker disse ainda que está buscando formas que possibilitem a criação de uma linha de ônibus entre Santana e Casa Nova, além de estar unindo esforços para trazer um posto de atendimento do SINE/BA para a cidade.
Gerente de uma das principais fazendas da região, localizada no distrito de Santana do Sobrado, Gilmar Secchi ressaltou a importância do funcionamento dessas empresas. Segundo o empresário, o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada gera boas expectativas, o que atrai o olhar de fora, e que pode resultar em mais investimentos e mais empregos para a população.
 “Santana é um distrito com um potencial muito grande na área da fruticultura irrigada, onde as empresas geram mais de 7.500 empregos. Então esse é o melhor momento para a prefeitura, através do prefeito Wilker e sua equipe, começar a fazer as melhorias para a região com a ajuda da iniciativa privada, porque vai gerar muito mais emprego”, observou Secchi.
Participaram ainda da reunião, o Secretário de obras do Município, João Vilinei, o Assessor Parlamentar, Wallison Torres, além dos vereadores Fredão de Benedito (SD), Uilian Pereira (PMDB), Alex de Santana (PDT) e Neto da Saúde (PSDB). Os representantes do legislativo casanovense parabenizaram a iniciativa do prefeito Wilker, e falaram da necessidade do diálogo constante entre os poderes políticos e a classe empresarial.
“Esses momentos são de suma importância para confirmar essa parceria, que é fundamental, e fazer essa junção em benefício do povo. O nosso país atravessa uma crise, e a minha grande preocupação é com o desemprego”, considerou o vereador Alex de Santana.
Já o vereador Uilian Pereira fez um balanço positivo da reunião e destacou o interesse dos presentes em solucionar problemas sociais que afligem a comunidade e que afetam diretamente a produção das empresas. “O que nos deixa satisfeito é que existe dos dois lados uma vontade una em resolver os problemas, que não se resolvem com um poder só. A classe empresarial está de parabéns por tomar para si algumas medidas sociais emergenciais para tentar ajudar o nosso município”, enfatizou o vereador.
No final da reunião, o prefeito Wilker sugeriu a formação de comissões como forma de agilizar as propostas debatidas, e se comprometeu a dar andamento às ações junto a outras instâncias do poder. “Percebemos hoje uma unidade política em Casa Nova. Isso facilita a execução de vários projetos que beneficiam o povo. Desta forma, vamos buscar cada vez mais apoio junto aos governos estadual e federal, onde temos uma excelente relação e portas abertas, sempre visando o bem da nossa cidade”, concluiu o prefeito.

Ascom/PMCN