segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CÂMARA DE VEREADORES CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO JUAZEIRENSE AO ENGENHEIRO ALBERTO GASPAR

Em uma sessão solene, a Câmara de Vereadores de Juazeiro concederá título de cidadão juazeirense ao engenheiro civil Alberto Armando Batista Gaspar, indicação do ex-vereador e atual deputado estadual Crisóstomo Lima, o Zó. A solenidade acontecerá nesta segunda feira (28) às 18 horas, na Casa Aprígio Duarte.
Dr. Alberto Gaspar como é conhecido em Juazeiro tem a sua trajetória política e profissional que se confunde com o desenvolvimento de Juazeiro. Sempre atuando na resistência contra a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, Dr. Gaspar nasceu em Salvador a 25 de agosto de 1940. Filho caçula de Adolfo Frederico Gaspar e Ricardina Batista Gaspar depois de formado em técnico em edificações prestou vestibular para Engenharia Civil na Universidade federal da Bahia, concluindo o curso em 1968.
No primeiro ano de Faculdade conheceu sua futura esposa, D. Maria do Carmo Palma que tinha ido a Salvador registrar seu diploma de professora recém-formada pelo Colégio Auxiliadora. Foi amor à primeira vista, declara Dr. Gaspar. “Namoramos durante cinco anos através de cartas até  que o pai dela exigiu minha vinda a Juazeiro. Casamos em 1969, em Salvador, na secular Igreja de Nossa Senhora de Sant’Anna do Desterro, cujo celebrante foi o Padre José Luna, juazeirense que era pároco da Igreja. Da união, tivemos quatro filhos, Ana Celeste, Mônica Valentina, Carla Verônica e Alberto Frederico
A partir daí Dr Gaspar constrói sua trajetória política, familiar e profissional em Juazeiro, apesar de ter atuado em diversos municípios baianos e pernambucanos. Ainda na faculdade, Dr Gaspar tem contato com as lutas sociais. Engajado na luta por melhorias do ensino se filia ao Partido Comunista e vai fazer parte do Comitê Estudantil do Partido. Sua vinda  para Juazeiro também tinha a missão de tentar  reorganizar o Partido.
Recém-casado recebe uma bolsa de estudos da Suvale e vai para a Colômbia se especializar em sistema de irrigação e drenagem. Participa da implantação do projeto piloto de irrigação e drenagem do Bebedouro em Pernambuco, assim como o de Mandacaru na Bahia. Mas continua atuando na construção de sistemas de abastecimento em vários municípios da região. Feira de Santana, Salvador, Pindobaçu, Morpará, Abaré, Caraíbas Metais, Macururé, Senhor do Bonfim, Sobradinho e tantos outros municípios tem obras de engenharia de sua autoria quer seja na sua especialização quer seja na engenharia civil de prédios arquitetônicos.
Paralela às ações de engenharia ainda dispõe de  tempo para manter contato com a juventude sendo professor da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, da Escola de Filosofia em Juazeiro, do Codefas e da Escola de Formação de Professores de Petrolina.
Sua atuação política ultrapassa a preparação de jovens para o Partido Comunista. Vai ser candidato a prefeito de Juazeiro, a deputado estadual e federal e a vereador. Para Sibelle Fonseca, radialista e apresentadora do Programa Palavra de Mulher na Rádio Cidade, “Dr Gaspar é uma referência de ética e moral na política. Quando iniciei minha vida na política, lá estava ele atuando, sem abrir mão de seus conceitos e valores éticos, hoje tão difícil de encontrar nos homens públicos. Na época costumava-se dizer que pessoas como Dr. Gaspar tinham moral ilibada ou eram uma reserva moral”, concluiu.