terça-feira, 18 de agosto de 2015

FALTA DE QUÓRUM IMPEDE DISCUSSÃO SOBRE CPI DO SANEAMENTO E IRRITA OPOSIÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO

Por falta de quórum a Câmara de Vereadores de Juazeiro não se reuniu ordinariamente nesta terça-feira (18) e provocou a ira dos parlamentares da oposição que alegavam que a bancada governista se ausentou com receio de discutir a proposição de uma CPI do Saneamento (Comissão Parlamentar de Inquérito) que os opositores de propunham a apresentar nesta data.
Francinalvo Leopoldo (Nalvinho do PTdoB) era o mais indignado. “O povo nos paga e bem para defender os seus interesses, nós nos reunimos duas vezes por semana, cerca de duas horas e meia por dia e desnecessariamente os colegas não comparecerem para evitar discutir as proposições da oposição. Logo hoje que eu ia apresentar uma moção de aplausos ao Juiz Sérgio Moro. Isto é um absurdo e a população tem que enxergar essa situação” esbravejou Nalvinho.
Bené Marques (PSDB) disse que pretendia utilizar a tribuna para responder o vereador Tiano Félix (PT), mas foi impedido graças à manobra da bancada governista. “Chateia, mas futuramente vamos usar a tribuna para nos defender. O que eu lamento é que tem mais de cinco vereadores na Casa e não compareceram porque não quiseram” alegou Bené.
A vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa – PV) que abriu e encerrou a sessão por ser a mais idosa disse que a ausência dos demais edis foi intencional. “Eles souberam que iríamos fazer essa abordagem da CPI do Saneamento, bem como eu ia falar novamente sobre a saúde e esvaziaram a Casa” lamentou Neguinha.
Para o vereador José Carlos Medeiros (PV) ficou claro sim a postura da bancada governista. “A gente pretendia discutir a apresentação de uma CPI para investigar a aplicação dos recursos do saneamento e a não conclusão dos serviços, bem como a ação da Secretaria do Meio Ambiente e Ordem Pública que nesta quarta-feira pretende retirar os ambulantes da área do Camelódromo. Nós estamos tentando impedir esta ação, contudo, em razão da ausência dos colegas ficamos impossibilitados de debater o assunto e manifestar apoio aos ambulantes, o que eu também lamento”.
Em seguida chegaram os vereadores Antonio Tibúrcio Caffé (Pros), Amilton Ferreira (DEM) e Anastácio (Solidariedade) que justificaram atraso de dois minutos, mas que nunca faltam. Os três contestaram também a informação de que estariam se omitindo na discussão sobre uma CPI do Saneamento. “Tenho posição e não receio qualquer discussão. Se tiver de votar a favor ou contrário, o farei sem qualquer problema” declarou Caffé.
Amilton e Anastácio endossaram a alegação de Caffé e Anastácio alegou que a Casa já constituiu uma Comissão Especial para investigar o assunto. “Ficou comprovado que os recursos existem e a obra está em andamento como informa a própria Caixa e se algum vereador não concorda com o relatório da Comissão Especial que busque a Polícia Federal” concluiu Anastácio.