O
mundo todo discute hoje o que se pode fazer para evitar que ocorra uma
nova tragédia na aviação, depois do desastre provocado pelo co-piloto
Andreas Lubitz, na Europa, com a morte de 150 pessoas.
É
assustador ver o levantamento divulgado pela Fundação de Segurança do
Voo, mostrando que pelo menos 13 casos já ocorreram no mundo em situação
semelhante, com números variados de mortos.
No
Brasil, o experiente jornalista Jorge Rosa lembra que pelo menos um
caso grave aconteceu. Suspeita-se da tragédia com um avião em 8 de junho
de 1982 (Voo VASP 168).
O
Boeing 727-200 se chocou contra a Serra da Aratanha, no Ceará, matando
todos os seus 137 ocupantes. Entre os mortos estava o empresário
cearense Edson Queiroz.
Na
época, as investigações concluíram que o comandante jogou o avião
contra a montanha. Segundo relatos, o piloto passava por sérias
dificuldades.
Portanto, acautelem-se. Antes de embarcar peçam informações sobre os pilotos. Mas como fazer isso?
É
a discussão do momento. Normalmente entramos num avião acreditando
plenamente na segurança da tripulação e não podemos fazer nada se o
piloto for maluco.(Renato Riella - (Blog)