quinta-feira, 26 de março de 2015

Delegado da Polícia Civil diz que 90% dos homicídios registrados em Petrolina têm relação com as drogas





delegado josé renivaldo da silva


Há dois meses à frente da 26ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Petrolina, o delegado José Renivaldo da Silva (foto) enfrenta, juntamente com as outras polícias e outros setores de segurança, o desafio de tentar diminuir o número de homicídios e de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas na cidade.
Segundo o delegado, o trabalho preventivo e de investigação tem ajudado, mas ainda não foi o suficiente para diminuir os índices. “Esses trabalhos são realizados diariamente, mas ainda não conseguimos diminuir as ocorrências. 90% dos homicídios registrados em Petrolina têm relação com drogas. O restante são outros fatores”, disse José Renivaldo, em entrevista ao programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal.
Prisões e apreensões
Nesses dois meses à frente da 26ª DESEC, muitas pessoas já foram presas, entre elas três grandes traficantes. “Já prendemos 32 pessoas envolvidas com homicídios, 18 envolvidas em roubos e 16 por tráfico de drogas, entre eles três grandes traficantes que distribuíam drogas na região”, acrescentou.
Segundo o delegado José Renivaldo, nesse período, “mais de vinte quilos de cocaína já foram apreendidos, sendo que cerca de seis a oito quilos eram de pasta base de cocaína, que multiplica por três quando misturada a outras substâncias.
Penalização
Quando ocorrem muitos homicídios no Estado de Pernambuco, o comando de policiamento é “penalizado”. A preocupação vem do governo, através do programa ‘Pacto Pela Vida’, que preza pela vida, independente de quem seja.
Somos cobrados, independente de qual seja a pessoa morta. O importante é que a gente combata e que evite as ocorrências de homicídios”, expôs.
O delegado disse que com a sequência e a persistência dos serviços, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, em breve, esses índices negativos diminuirão.