quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Rui Costa pode exonerar Secretária da Agricultura se PDT ficar com Neto


Está claro que, se o PDT insistir em ficar com os dois cargos, o governador já disse que não aceita esse tipo de comportamento. O que já vínhamos comentando desde a posse de Andréa Mendonça na Secretária do desenvolvimento e Trabalho da Prefeitura de Salvador numa indicação política do deputado Félix Mendonça Jr, de quem Andrea é irmã, não se ajustaria à realidade de atender a ‘dois senhores’, o PDT com uma perna no governo Rui Costa (PT) e outra no de Neto (DEM), adversários políticos ferrenhos e que deverão se enfrentar, em 2018.
Agora, aflorou essa questão mais de público nas declarações de Rui a jornalista Patrícia França, A Tarde, de que
é impensada tal situação “não tem como” existir essa engenharia, que vai conversar com Félix, mas, óbvio e nas
entrelinhas, Costa deixou claro que: ou Félix opta por manter Fernanda Mendonça, sua prima, na Secretaria
da Agricultura do Estado; ou Andrea Mendonça na Prefeitura.adversários políticos ferrenhos e que deverão
se enfrentar, em 2018. Agora, aflorou essa questão mais de público nas declarações de Rui a jornalista Patrícia França, A Tarde, de que é impensada tal situação “não tem como” existir essa engenharia, que vai  conversar com Félix, mas, óbvio e nas entrelinhas, Costa deixou claro que: ou Félix opta por manter Fernanda Mendonça, sua prima, na Secretaria da Agricultura do Estado; ou Andrea Mendonça na Prefeitura. Se não optar, e Félix disse também A Tarde que ‘torce pelo êxito do governador e do prefeito’, Rui exonerará Fernanda. Parece mais do que óbvio. Veja que essa situação – também já comentada aqui – diríamos envolve mais Félix Jr do que o PDT uma vez que alguns parlamentares estaduais – senão a maioria deste partido – se alinha com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), o qual é adversário politico de Félix e contra quem pretende disputar a presidência do partido, em maio próximo.
Nilo faz gestão, inclusive, junto a Lupi, o ‘manda chuva’ nacional do PDT. Nilo e Félix Jr já não se bicam há algum tempo. Isso significa dizer que, para o PDT em sí, as indicações de Fernanda Mendonça para a Agricultura; e Nestor Duarte para a administração Penitenciária; a primeira é da cota de Félix e o segundo de Wagner. Nilo em almoço com os jornalistas, no final de 2012, havia dito isso sobre a nomeação de Nestor. Em miúdos, o PDT de Nilo – salvo a presidência da Assembleia que é uma disputa pelo voto secreto – só tem esse cargo que independe (em tese) do governador e, ontem, integrantes deste partido se reuniram numa sala da Assembleia exatamente para tratar dessas questões – do espaço no governo Rui – uma vez, só lembrando que Paulo Câmera, deputado estadual desse grupo, fora secretário da SECTI no governo Wagner e está reeleito deputado. Ninguém sabe, também, se o propósito de Félix em indicar Andrea para a Secetaria de Desenvolvimento da Prefeitura foi para testar Rui ou não. Uma outra questão é por que ACM Neto aceitou tal indicação de uma ex-secretaria de Wagner e irmã de Félix sabendo de todo esse enredo político? Teria sido também uma provocação a Rui? Uma coisa parece certa: da forma como o PDT de Félix Jr se coloca, Rui não aceita. Ou muda ou será mudado.
(Fonte: Bahia Já)