quarta-feira, 23 de abril de 2014

ODONTOMÓVEL REALIZA MAIS DE MIL ATENDIMENTOS EM SOBRADINHO




A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e o Programa "Saúde na escola" do Governo do Estado da Bahia desenvolveram durante sete dias a ação  "Odontomóvel" de saúde bucal. O programa que é destinado a crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos da rede pública de ensino e também a população indígena, tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso a assistência odontológica em municípios do Estado da Bahia com carência nessa especialidade.
O "Odontomóvel" é realizado em uma carreta com estrutura para 10 consultórios, equipados com uma moderna tecnologia. No Cebec foi montada toda estrutura de acolhimento e as pessoas atendidas tiveram acesso ao tratamento completo( extração, restauração, remoção de tártaro, profilaxia e prótese adesiva, quando necessária). " Ultrapassamos a meta e realizamos mais de mil atendimentos. Crianças, adolescentes e pacientes da população indígena saíram satisfeitos e mais informados sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Algumas crianças que tiveram a oportunidade de preservar os dentes com as restaurações saíram, visivelmente, felizes", comemorou a Secretária de Saúde Graça Carvalho.  
Dos 130 índios que existem em Sobradinho, segundo a Secretaria Especial de saúde indígena, mais de cinquenta foram atendidos. Ontem, 15, no encerramento da ação o Prefeito Luiz Vicente Berti e a Secretária de Saúde, acompanharam o trabalho da equipe, composta por 16 profissionais, sendo 10 dentistas. " Foi uma felicidade receber o Odontomóvel em Sobradinho. Nos empenhamos e garantimos toda a logística para o desenvolvimento do Programa e demos total apoio a equipe de profissionais. Entendemos que este programa é muito importante porque faz a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.  O que vimos aqui foi a satisfação dos nossos alunos e da população indígena que assim se sentem mais cuidados e saudáveis", afirmou o Prefeito Luiz vicente Berti.