quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MST ocupa Prefeitura de Lagoa Grande


Na manhã desta quarta-feira, 27, o MST resolveu ocupar a Prefeitura do município.

Na manhã desta quarta-feira, 27, o MST resolveu ocupar a Prefeitura do município.
O aparente clima de tranquilidade instaurado em Lagoa Grande-PE após a desocupação dos nesta terça-feira, 26, dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) da Fazenda Biachetti, produtora de vinhos, sucos e uva na região, parece que durou pouco. Na manhã desta quarta-feira, 27, o MST resolveu ocupar a Prefeitura do município.
Para a saída da fazenda, o grupo firmou acordo com o Governo do Estado, Incra e Ouvidoria Agrária, mas parece que o acerto não foi bem aceito e hoje os trabalhadores invadiram a sede da administração municipal lagoagrandense. O MST também já tinha fechado na manhã de ontem em protesto, a BR-428, trecho próximo a entrada de Lagoa Grande.
Ainda não se sabe o motivo da ocupação, se existe e qual seria a pauta de reivindicações dos ruralistas, uma vez que, até onde se sabe, o grupo teria seguido de forma pacífica para o Acampamento Agroiza, local ocupado pelo movimento há 18 anos e onde os trabalhadores deveriam permanecer, segundo o acordo, até o mês de abril do próximo ano.
A chegada dos integrantes do MST na Prefeitura foi marcada por tensão, segundo informações da população local. Houve até trocas de agressões. A Polícia Militar foi acionada. O grupo está acampado neste momento em frente ao prédio.