quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ministro Gilberto Carvalho participa de Audiência Popular do Semiárido em Juazeiro


Juazeiro é anfitrião nesta quarta-feira (27) da Audiência Popular do Semiárido, na sede da CODEVASF, onde neste momento estão sendo discutidas as pautas que segundo os organizadores MPA, MST, MAB, os Fundos e Feixos de Pastos e a ASA, historicamente foram ignoradas pelo estado brasileiro com o povo nordestino.
Dos ministros anunciados Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República,  Francisco Teixeira da Integração Nacional, e Pepe Vargas do Desenvolvimento Agrário, apenas Gilberto Carvalho compareceu para a audiência nesta amanhã,  assim como o  presidente da CODEVASF, Elmo Vaz e  Carlos Guedes do INCRA.
Aroldo José da Silva, membro do Movimento dos Pequenos dos Agricultores de Sergipe e integrante do MST em nível nacional, a audiência não é uma pauta recente,  já que houve por parte das organizações a iniciativa de realizar a audiência no último dia 16 de outubro, no entanto nenhum representante do governo compareceu, mesmo sendo convidados com um mês de antecedência.
Ainda segundo Aroldo a pauta anunciada em Brasília estabelece a criação de Política específica de Segurança Hídrica para o Semiárido, Reforma Agrária, Estruturação das Comunidades Camponesas e Soberania Alimentar com  a construção de um Programa Nacional de Conservação e Uso da Biodiversidade da caatinga.
O Ministro Gilberto Carvalho concedeu entrevista ao Blog e disse que ao final da audiência com os camponeses vai voltar a se pronunciar para anunciar os compromissos do governo Dilma Rousseff. "Estamos aqui para ouvir as demandas, mas antecipadamente podemos assegurar que existe a intenção da presidente Dilma de promover uma convivência pacífica entre os grandes e os pequenos irrigantes. Nós estamos dispostos a rever a política nossa de perímetros irrigados para fazer com que as duas partes interessadas sejam contempladas e possam continuar produzindo o alimento do nosso país", concluiu.  
Os prefeitos da região Norte da Bahia, foram representados pelo prefeito de Sobradinho e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), Luiz Vicente. O Superintendente Regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, também participou da programação.