sábado, 28 de setembro de 2013

CASA NOVA: PREFEITO WILSON COTA DO PMDB TENTA AGREDIR MORADORES QUE RECLAMARAM DA QUALIDADE DA ÁGUA

A população de Casa Nova no norte da Bahia, vem enfrentando sérios problemas com o abastecimento e má qualidade da água tratada fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE. De Acordo com informações da própria comunidade, há mais de 3 mês os consumidores vem percebendo que o líquido que tem caído das torneiras não é propício para o consumo humano, além da péssima qualidade ainda estão enfretando a falta do liquido, trazendo sérios problema tanto para saúde quanto ao desenvolvimento das atividades que dependem do líquido tão precioso.

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por esse elemento. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e um protetor natural do organismo contra o envelhecimento.

No distrito de Bem Bom, os moradores estão reclamando da má qualidade da água que chega até as casas. De acordo com a dona de casa que preferiu não se identificar, a água já está com baixa qualidade há um bom tempo. “Não é de agora que sofremos com esse problema, desde o meio do ano a água vem suja, barrenta, podre é uma situação desumana”.

Um morador afirmou  que o serviço de água em vários povoados e na sede do município é de péssima qualidade, com água de má qualidade fornecida para população, uma moradora revoltada, disse: "Ontem a noite eu fui dar água a minha filha e ela me perguntou se era veneno" se referindo a qualidade da água do distrito.

Em reunião sexta-feira 27, no distrito de Bem Bom entre o prefeito Wilson Cota o diretor do SAAE Ciro Viana e os moradores local, dois moradores levaram uma amostra da água que não oferece condições para o consumo humano, os mesmos pediram ao prefeito e o diretor do SAAE que bebessem da água pra que eles tivessem noção da péssima qualidade da água que está sendo distribuída para a população. 

Diante da negativa do prefeito em beber a água os moradores disseram que ele não iria beber porque tinha nojo, mas que aquela era a água que todas as famílias de Bem Bom consomem (salgada e é só lama podre, e ainda pagam a taxa de R$ 25,51 pela mesma), Wilson Cota se sentido ofendido tentou agredir os moradores, mas foi contido por um de seus seguranças. 

Vale salientar que a reunião terminou em uma grande confusão, pois a comunidade não aceitou que o prefeito fosse somente amedrontar o povo e falar da falência da prefeitura, pois até hoje todos esperam pela "GRANDE MUDANÇA"!

Zé Carlos Borges