quarta-feira, 31 de julho de 2013

Novo manifesto contra Cabral no Rio: Câmara invadida

Um grupo de manifestantes conseguiu invadir a Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, pouco antes das 21h. O prédio está cercado por policiais militares, que tentam impedir que mais pessoas entrem no prédio, segundo a Folhaonline.
Ao menos três participantes dos protestos apareceram em uma das janelas da Câmara. Eles furaram o cordão de PMs. De acordo com policiais que não quiseram se identificar, um comandante negocia com os manifestantes --a polícia só irá intervir se esse comandante der a ordem. O choque ainda não chegou ao local.
Os manifestantes correram da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) em direção à Câmara, a cerca de 600 metros de distância. Um grupo, que chegou antes dos policiais, conseguiu entrar por uma porta lateral.
A polícia cercou o prédio, formando um cordão de isolamento para impedir a entrada de mais manifestantes. Ainda não há estimativa de quantos conseguiram entrar.
A ação do grupo surpreendeu os policiais que desde cedo acompanhavam o ato público.Os manifestantes gritam "deixem passar a revolta popular". Aproximadamente 100 deles utilizam a tática do "black bloc" e lideram a movimentação pela cidade.
Ao invés de andar pelas ruas, eles optaram por correr, fazendo com que a polícia tenha que correr junto para acompanhar o protesto.
Na Alerj, o grupo ficou por cerca de uma hora, na escadaria, sem que houvesse atos de violência. Antes disso, tinham ido ao Ministério Público Estadual e entregaram reivindicações ao procurador-geral de Justiça do Rio.
Um grande contingente de policiais acompanhava a manifestação e revistavam mochilas. Eles possuíam apenas cassetetes --não tinham capacetes, bombas ou escudos e não intervieram no protesto.