segunda-feira, 29 de julho de 2013

Governador visita obras de água e esgoto em Petrolina





Dois importantes empreendimentos para o desenvolvimento de Petrolina estão sendo executados pela Compesa no município: a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água - também conhecido como Sistema Vitória - e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Os canteiros das obras foram visitados hoje (29) pelo governador Eduardo Campos (PSB), pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, e por técnicos da companhia.
Segundo o dirigente da estatal, o total de investimentos em andamento pelo Governo de Pernambuco para a cidade de Petrolina supera os R$ 120 milhões.

A primeira parada da comitiva foi na nova estação de tratamento de água, que está sendo construída nas proximidades do bairro do Distrito Industrial. A unidade vai produzir 400 litros de água por segundo, que, somados à produção da estação de tratamento atual, totalizam uma oferta de 1.100 litros por segundo para o município.

No local das obras da nova estação de tratamento, o governador Eduardo Campos e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, plantaram uma árvore, num gesto de apreço às causas ambientais. Ainda no canteiro, o dirigente da companhia mostrou ao governador, em mapas, todas as etapas da obra, que deverá ser entregue à população em abril de 2014.

"
Explicamos ao governador que o novo sistema de água de Petrolina foi concebido dentro dos mais altos padrões tecnológicos para garantir uma melhor distribuição de água à população. Por meio dessa obra, o sistema será ampliado em 60%, o que garantirá a produção de água da cidade para os próximos 30 anos”, explicou Roberto Tavares.

A Compesa também está construindo uma nova captação de água no Riacho Vitória e cinco novos reservatórios que irão multiplicar a capacidade de armazenamento dos atuais 4.500 metros cúbicos para 25 mil metros cúbicos de água. Todo esse aumento na oferta de água para Petrolina vem acompanhado da troca de 100 mil metros de tubulações antigas e da implantação de modernos equipamentos de controle operacional. O investimento na rede tem por objetivo reduzir as perdas por vazamentos e garantir maior confiabilidade operacional ao sistema de abastecimento.

Esgoto - Mesmo sem fazer parte da agenda oficial, o governador Eduardo Campos decidiu visitar a obra da nova unidade de tratamento de esgoto, no centro de Petrolina. O projeto, orçado em R$ 65 milhões, irá transformar o local na primeira cidade 100% saneada de Pernambuco.
As ações envolvem ainda a construção de cinco novos sistemas de bombeamento de esgoto (estações elevatórias) e a substituição de 22 mil metros de redes coletoras de esgoto antigas, além da implantação de 34 mil metros de novas tubulações.