terça-feira, 28 de maio de 2013

Sobradinho: Pedras Preciosas: Uma idéia e um lugar para continuar a vida



No ano em que o Estatuto do Idoso completa 10 anos de vigência, o Abrigo Pedras Preciosas completa 25 anos de fundado. O Estatuto, sancionado em 2003, comemora junto com o Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro. O Abrigo dia 20 de agosto de 1988, um sábado, sem qualquer comemoração especial nestes calendários em que são anotados as datas festivas e os eventos. Em uma das ruas, destas quadras, quadradas,  sem imaginação da Vila (que agora é bairro), São Joaquim, Sobradinho, em um prédio que destoa da falta de calçamento, por ser bonito, cuidado e com jardim, está lá: Abrigo Pedras Preciosas.
Destes vinte e cinco anos, mil histórias poder-se-ia contar de um local fundado, construído e mantido para ser o final das histórias de vida de pessoas que, na sua maioria, chegam sem acreditar que é possível viver depois de perder juventude. Histórias dos tempos ruins, dos tempos bons, das dificuldades e, porque não dizer, da busca para ser o substituto do lar que estas pessoas perderam ao longo da existência.
Para ser Lar e atender às necessidades, crescentes e cada vez mais complexas que a idade avançada cria, o Abrigo ganhou uma clínica inteira de fisioterapia da Associação Manos Unidas da Espanha e Associação Ajuda Solidária (Filhas de Jesus – Espanha); denominada Madre Cândida Maria de Jesus, uma homenagem da Congregação Filhas de Jesus em Sobradinho à época, resultado do empenho da Irmã Angélica, Paróquia São Francisco de Assis, através do vigário Padre João de Sena. Tem um refeitório, ala de recreação e um pátio iluminado pelo sol e vegetação colorida.