domingo, 7 de abril de 2013

Entidade que ‘diplomou’ Feliciano faz enquete sobre renúncia


Três dias após conceder um diploma ao deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por sua atuação em defesa dos direitos humanos, a Federação Brasileira de Direitos Humanos (FBDH) retirou de seu site a notícia de apoio ao pastor e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, antes destacada, e passou a promover enquete para saber se o parlamentar deve ou não renunciar ao comando do colegiado.
Em nota pública, a federação informa, ainda, que “não tolera e não aceita comportamentos e provocações racistas, discriminatórias, homofóbicas, cristofóbicas ou apologia à violência contra grupos gay ou cristãos”. “Por favor, respeite os direitos humanos, pois todos são cidadãos brasileiros”, acrescenta a nota exibida no portal da entidade.
Responsável por aprovar a entrega do “diploma” ao pastor Feliciano, acusado de racismo e homofobia, o presidente da federação, Elizeu Fagundes Rosa, pediu licença do cargo.
Procurado pelo Estado ontem, Elizeu Rosa afirmou que a decisão foi tomada não somente por causa da polêmica envolvendo o pastor e o diploma, mas também para que pudesse resolver “pendências com a Justiça”.
“Existem alguns processos em andamento. Por isso, decidi me afastar em respeito à federação”, afirmou Rosa, alvo de inquérito na Polícia Federal. Uma das acusações pelas quais responde é de estelionato, assim como o próprio Feliciano, que prestou depoimento na sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal. (Do Estado de S. Paulo)