sábado, 13 de abril de 2013

Luiz Vicente pede ao governador do estado regularização dos transportes alternativos


O prefeito de Sobradinho e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território do Sertão do São Francisco – CONSTESF, Luiz Vicente Berti, apresentou, ao governador, Jaques Wagner, na manhã de quinta-feira (11), documento da Associação de Transportes Alternativos Intermunicipal de Sobradinho (ASTRAIS), que solicita regularização do Transporte Alternativo, da linha Sobradinho/Juazeiro via Petrolina-PE.
Durante a inauguração de subestações e linha de transmissão de três parques eólicos implantados pela empresa Brennand Energia, localizado na Fazenda Pedra Branca, comunidade São Pedro do Lago, em Sento-Sé, o governador garantiu regulamentar as linhas e apoiar a categoria para que possam superar as dificuldades e trabalhar dentro da lei.
Para Luiz Vicente o ordenamento do transporte, é extremamente importante e necessário. De acordo com ele, existem variantes que precisam ser vistas e analisadas rapidamente, já que o transporte alternativo contribui diretamente na geração de emprego e renda. “Em um processo como esse, o sistema tem que assegurar o direito de competitividade para todos e a melhor direção é planejar as ações e estabilizar o transporte alternativo”, afirmou.
Atualmente a Atrais conta com uma frota de 14 Vans. O representante da associação, Reginaldo Silva, agradeceu a iniciativa do prefeito em apoiar o segmento, que opera enfrentando as instituições reguladoras há mais de 10 anos. “Quero agradecer ao prefeito Luiz Vicente pelo interesse em regularizar nossa categoria. Sair da ilegalidade e deixar de ser perseguido é um desejo antigo nosso”.
Prefeito realiza intermediação entre manifestantes e governo do Estado
Outra ação realizada pela administração de Sobradinho foi a intermediação entre os manifestantes que obstruíram a BA-210, na terça-feira (09), para solicitar a restauração e pavimentação da BA-210, o trecho de 49 quilômetros, que liga Sobradinho ao distrito de Piçarrão e recuperação do trecho de 50 quilômetros, que liga o distrito de Piçarrão a Sento Sé, junto ao governador. De acordo com o representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Josemar dos Santos, o prefeito Luiz Vicente e o ex-prefeito Luiz Berti, foram de extrema importância no processo de negociações, como interlocutores. “Executaram o papel de cidadãos e hoje já podemos ver o governador Jaques Wagner assinando a ordem de serviço para a realização das obras e observar as máquinas trabalhando na BA-210”, comemora Santos.
De acordo com o diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia – Derba, Saulo Pontes o trecho que liga Sobradinho a Piçarrão será concluído num prazo máximo de 8 meses; e tem um investimento superior a R$ 16 milhões. “Até finalizarmos este trecho, realizaremos o serviço de terraplanagem no trecho de 50 quilômetros, que liga o distrito de Piçarrão a Sento Sé, a previsão é que em 2014 a obra seja concluída.
Os investimentos em infraestrutura tem importante impacto na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida da população, já que há um efeito direto de aumento da oferta de empregos e salários quando a economia cresce e se torna mais eficiente e competitiva”, conclui Luiz Vicente.