domingo, 7 de abril de 2013

Luiz Vicente participa de Workshop na Codevasf



O prefeito de Sobradinho e presidente do Consórcio Sustentável Sertão do São Francisco (Cosntesf), Luiz Vicente Berti, participou na última sexta-feira (5), do Workshop de Desenvolvimento Sustentável na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O evento, promovido pelo Constesf, teve como objetivo discutir a inclusão e integração dos municípios dos Consórcios de Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco, Sertão do Itapicuru e da Diamantina que ainda não estão na abrangência da Codevasf; e a importância da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (FENAGRI) para a região do Vale do São Francisco.
Além de Luiz Vicente, participaram do Workshop os prefeitos de Casa Nova, Wilson Cota; de Miguel Calmon, Nadson Roberto; de Várzea Nova, Dion Avelino; de Canudos, Genário Rabelo; a prefeita de Antônio Gonçalves, Irene Vieira; o superintendente da 6ª Superintendência Regional – Juazeiro (BA), Emanuel Lima; o coordenador da Fenagri, Voldi Silva; e representantes das cidades de Senhor do Bonfim, Umburanas, Sento Sé e o representante do Banco do Nordeste, Jorge Murilo.
De acordo com o prefeito de Sobradinho os Consórcios são muito importantes para o desenvolvimento regional e ter a Codevasf como parceira na realização de projetos que visam o desenvolvimento sustentável não só dos municípios sob a jurisdição da Companhia, mas ampliar o atendimento para todos os municípios dos Consórcios do Sertão do São Francisco, Sertão do Itapicuru e da Diamantina é muito importante.
A empresa investe na aplicação de novas tecnologias, realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, e pesquisas, além de mobilizar investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura”, explica Luiz Vicente, que apresentou as ações realizadas pelo Constesf. “Através da união entre os municípios pertencentes aos Consórcios temos mais força junto ao Governo Estadual e Federal, para promover a melhoria da qualidade de vida todos”.
 superintendente da Codevasf-Juazeiro, Emanuel Lima, por sua vez, falou que a Companhia trabalha para promover o desenvolvimento dos municípios que estão sob a jurisdição da Codevasf. Explicando que os prefeitos devem trabalhar na gestão de projetos e a parceria com as prefeituras acontece através do trabalho e transparência, dentro dos limites orçamentários. O superintendente ressaltou que os Consórcios devem solicitar também aos deputados e senadores a inclusão dos municípios na  jurisdição da Codevasf, para que esta proposta seja aprovada no Plenário do Senado.
Na sequência houve uma discussão relacionada a escassez de água e a grande estiagem que atinge os municípios; e a apresentação da 24ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e da 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), que será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro. Voldi Silva explicou a nova proposta da Feira que tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura, integrando o pequeno ao grande produtor no evento.(Ascom prefeitura  de  Sobradinho)