segunda-feira, 15 de abril de 2013

Luiz Vicente e professores da Univasf realizam levantamento das áreas para instalações da Universidade


O prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, realizou, na manhã de sexta-feira (12), levantamento das áreas para instalação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no município. Acompanhado dos professores da universidade, José Fernando Melo, Rogério Campos; do assessor da gerência regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Wadih Tavares; do Chefe de Gabinete, Alexandre Teles; dos Secretários de obras, Evaristo Nascimento; de Administração  Maísa Sanjuan, de Planejamento, Cícero Alves; do presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Lustosa; dos vereadores Cicero Ronaldo (Batata), Olivar Rodrigues, Nivaldo Saldanha (Jeronimo) Jarques Canturil, Regis Cleives, Adilson Ribeiro e Robson da Cruz; e do Grupo Gestor de Pesca, o Chefe do Executivo afirmou que a chegada da universidade, na cidade, proporcionará o desenvolvimento não só de Sobradinho, mas de toda a região.
Segundo o Luiz Vicente, com a implantação do Campus da Universidade, vários segmentos da sociedade poderão ser incluídos na discussão sobre tecnologias de pescado e produção de energia renovável. "Por meio dessa iniciativa, a população poderá contar com um local de produção de conhecimento multi e interdisciplinar”, explica.
O professor da Univasf, Rogério Campos, informou que será encaminhando para a reitoria, um relatório constando as características das áreas que serão doadas pela Chesf para   avaliação e escolha das futuras instalações da Universidade. “Sobradinho tem características peculiares que permitem a instalação de um Campus aqui no município; e esta parceria entre prefeitura, Chesf e Univasf proporcionará agilidade no processo”, defendeu o professor.
Além da questão pedagógica, como promoção de cursos, seminários, conferências e exposições, a universidade também poderá ter outro lado explorado, como prestação de serviços de consultoria, realização de pesquisas e estudos, elaboração e acompanhamento de projetos. "Com a instalação dessa universidade, haverá o desenvolvimento de ações relacionadas ao aumento da capacidade de produção de alevinos, instalação de um parque aquícola, para proporcionar melhores condições de produção e comercialização do pescado, principal atividade do município que contribuirão para a formação nas pessoas de uma consciência da importância do desenvolvimento sustentável como fator de sobrevivência. Certo da importância que a implantação dessa instituição tem para o nosso município, peço especial atenção por parte das autoridades no sentido de lutarmos juntos para efetivar esta instalação, Conclui o prefeito.(Ascom  Sobradinho)