quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Famílias do acampamento Abril Vermelho continuam acampadas nas proximidades do projeto Salitre


Após terem sido despejadas do acampamento Abril Vermelho, no projeto Salitre em Juazeiro, na tarde da última terça-feira (6), as famílias dos “Sem Terra” levantaram acampamento na beira da estrada que liga Juazeiro ao Salitre.
Ainda na manhã da terça, o acampamento foi ocupado por oficiais de justiça, policiais militares e federais que foram cumprir a ordem de reintegração de posse da área pertencente à Codevasf.
O oficial de justiça Ernesto Calixto afirmou que ordem judicial não se negocia e que todos os barracos levantados no local serão destruídos.
Para Wagner Zani, que veio de Brasília representando a Codevasf, a Companhia cumpriu o acordo, comprando 9 mil hectares de terra (correspondente a R$ 13,5 milhões) que já foi doada ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além disso, segundo ele, “a Codevasf construiu uma adutora de 6.400 metros levando água ao assentamento do Vale da Conquista, em Sobradinho, e uma estação de tratamento d’água com capacidade de atender 5 mil pessoas”.
Já para Paulo Cesar, coordenador da região Norte do MST na Bahia, a Codevasf deixou de cumprir com o acordo e por isto as famílias voltaram a ocupar esta área. As famílias cumpriram, de forma pacifica, o mandato de reintegração de posse e contribuíram com a retirada de seus pertences.(Fonte  Carlos  Britto)