quarta-feira, 23 de maio de 2012

Wagner viaja para Atlanta, nos EUA, onde assinará acordos bilaterais e apresentará oportunidades de investimento a empresas americanas


O governador Jaques Wagner viajou hoje à tarde (23), para Atlanta, capital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, onde apresentará oportunidades de investimentos a empresas americanas e assinará o Memorando de Entendimento entre Bahia (Brasil) e o Condado de Fulton (que congrega 14 municípios, incluindo Atlanta), com o objetivo de estreitar a cooperação bilateral e eliminar a discriminação racial e étnica, além de promover a igualdade de oportunidades nos dois países através de ações governamentais. A Bahia será o primeiro Estado a oficializar uma parceria bilateral com os EUA, após a visita, em abril, da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, ao Brasil. Desde 2011, o governo estadual, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), vem fomentando os eventos que fortalecem a missão diplomática entre Brasil e EUA.
Durante a passagem por Atlanta, cidade em que mais da metade de sua população é negra, Jaques Wagner também participará de uma reunião com algumas universidades das cidades que fazem parte do Condado de Fulton e um encontro com reitores da Morehouse College, Spelman College, Clark Atlanta University e Morehouse School of Medicine, que são faculdades historicamente voltadas para a população negra.
O governador terá também encontros empresarias com potenciais investidores da Geórgia nos setores automotivo, químico e petroquímico, agronegócios, mineração, energias renováveis, naval, petróleo e gás, papel e celulose, logística, TI, construção, hotelaria, turismo e saúde. Será apresentado aos empresários americanos reunidos pela Câmara de Comércio de Fulton e Atlanta o mapa de oportunidades para investimentos na Bahia. Na agenda do governador e sua comitiva, também está prevista a visita ao Centro Martin Luther King, organização sem fins lucrativos que desenvolve ações de não-violência na luta contra a pobreza, a violência e todo tipo de discriminação racial.
A missão chefiada pelo governador Jaques Wagner é integrada pelo secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e os assessores Paulo Guimarães, da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), e Jacques Santiago, da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter). A comitiva retorna a Salvador no próximo dia 26.