sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Batalha nas eleições no Juazeiro chega à Justiça e clube pode ficar de fora do Baianão


A nau do Juazeiro pode afundar no Rio São Francisco. Faltando pouco menos de dois meses para o início do Campeonato Baiano o clube vive uma turbulência política que pode trazer sérias consequências para a agremiação. A novela teve início após a Federação Baiana de Futebol (FBF) constatar irregularidades no pleito, no qual a chapa encabeçada por Antônio Barbosa, conhecido como Baé, saiu vencedora. A entidade recomendou novas eleições, seguindo as normas do estatuto do clube. De acordo com o estatuto, apenas os conselheiros fundadores podem ser candidatos. Com isso, nova disputa nas urnas foram convocadas no último dia 18, da qual saiu vencedor outro candidato: Dalmo Feitosa. A oposição ao atual grupo contra-atacou e entrou com uma interpelação judicial questionando a validade do último pleito. Na tarde desta quinta-feira (23), uma liminar favorável a Baé, através da 2ª Vara Cível de Juazeiro, o reconduziu para o cargo de presidente.

“Houve justiça, através dela mesmo. Nossa eleição houve total transparência. A eleição teve participação de 64 conselheiros. Agora é trabalhar para ajudar o Juazeiro no Campeonato Baiano”, disse Baé.

Após tomar conhecimento da liminar, Dalmo Feitosa disse que vai recorrer da decisão. “Fizemos o que manda o estatuto. Fui um dos fundadores do clube e só aceitei ser presidente para que o nosso time não fosse prejudicado. Inclusive minha intenção é reformular o estatuto, filiar sócio-torcedores para que não aconteça mais esse tipo de problema. Vamos recorrer e esperar a decisão da Justiça. Quem não pode ser prejudicado é o clube”, considerou.

Confusão nas eleições pode tirar Juazeiro do Baianão 2012

O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, disse que a entidade observa o caso à distância e não interfere em problemas políticos e administrativos dos clubes. Mas alertou que o Juazeiro tem até o dia 18 de dezembro para um desfecho sobre quem comandará a agremiação daqui para frente.

“A Federação acompanha de longe o andamento desse caso e não se mete em confusão interna dos filiados. Qualquer decisão da Justiça nós iremos acatar, como sempre acatamos, sem nenhum problema. Mas esse problema interno tem que ser resolvido até 30 dias antes do Campeonato Baiano, pois essa briga interna pode interferir no andamento da competição. Pois um presidente assina, depois a liminar cai e entra outro. Não estou afirmando que o Juazeiro ficará de fora, mas isso pode acontecer. Já estou encaminhando o caso para a assessoria jurídica da Federação”, adiantou.