A Câmara de Vereadores de Juazeiro deve ter 21 vereadores a partir da legislatura que começa em janeiro de 2013. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14), o plenário votou unanimemente em primeiro turno, proposta de ementa à Lei Orgânica do Município de n° 001/2011, de autoria da Mesa Diretora subscrita por todos os demais vereadores, dando nova redação ao caput do artigo 27 da Lei Orgânica Municipal.
A votação do segundo ocorrerá nas sessões da próxima semana. O presidente do Legislativo Juazeirense, Nilson Barbosa evitou falar à imprensa sobre o assunto momentaneamente, argumentando que prefere aguardar o resultado das próximas votações em segundo turno e redação final.
Os populares que acompanham diariamente os trabalhos parlamentares não acreditam em surpresa na próxima semana, até porque o projeto é subscrito por todos os edis. A ementa aumenta em oito vagas o número de vereadores para a próxima legislatura e a Casa Aprígio Duarte passará dos atuais 13 para 21 vereadores, em 2013.
Há quem avalie que essa modificação aumenta substancialmente a probabilidade de retorno de alguns vereadores. Como também haverá um crescimento considerável no número de candidatos nas coligações proporcionais.
Não se trata de nenhuma manobra do legislativo. O número de vereadores será acrescido em razão da Emenda Constitucional 58, de setembro de 2009 que passa a vigorar a partir das eleições municipais do próximo ano e estabelece uma recomposição nas câmaras conforme o índice populacional. Em razão desta Emenda Constitucional foram criadas 24 faixas de número de vereadores. Juazeiro está na faixa sete, que terá um numero de até 21 parlamentares em cidades com população de 160 a 300 mil habitantes