Cerca de 300 mil famílias baianas, sendo 4,2 mil somente em Juazeiro, perderão o benefício da Tarifa Social de Energia e deixarão de contar com o desconto na tarifa a partir deste mês de setembro. O motivo do corte é porque os consumidores não se cadastraram na Coelba. Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), todos os clientes residenciais com consumo acima de 65 kWh precisavam se recadastrar até o último mês de agosto para manter o subsídio tarifário, que concede descontos de até 65% na conta de energia. Aqueles que não se cadastraram pagarão a conta de setembro sem desconto.
A próxima faixa a perder o benefício é a das famílias com consumo acima de 40 kWh. Estes consumidores têm até este mês de setembro para garantir o desconto e, caso não se cadastrem, perderão o benefício a partir da fatura de outubro. A Coelba orienta os consumidores com renda mensal de até meio salário mínimo, que possuam NIS (Número de Inscrição Social do Governo Federal) e que ainda não apresentaram o documento à Coelba, a procurarem a empresa para efetuar o cadastramento da Tarifa Social.
Os consumidores que não estiverem inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem procurar a prefeitura do município para receber o Número de Inscrição Social (NIS) e apresentá-lo à Coelba.
Desde que as novas regras para concessão da Tarifa Social de Energia entraram em vigor, em dezembro de 2010, 116 mil famílias já deixaram de contar com o desconto na conta de energia na Bahia. Vale ressaltar que os clientes que perderam o benefício podem voltar a receber o desconto da Tarifa Social, caso regularizem a documentação junto à concessionária. No entanto, não haverá ressarcimento pelo período em que permanecerem descadastrados.