segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hospital perde membro decepado de paciente em Santa Maria da Boa Vista

 agricultor Marcos Medrado, 24 anos, estava trabalhando em sua roça de banana, na zona rural de Santa Maria da Boa Vista (PE), sertão do São Francisco, quando decepou a própria mão com um facão no último final de semana. Mas a maior dor de marcos, por incrível que pareça, nem foi essa. 
Perdendo muito sangue, ele se dirigiu junto ao pai para o Hospital Monsenhor Ângelo Sampaio com ajuda do vereador José Mendonça Filho, o ‘Mendoncinha’ procurando por socorro e levou a mão decepada. Porém na pressa do atendimento, os enfermeiros enrolaram a mão do paciente e por vários minutos, ninguém sabia onde ela estava.
“Enrolaram, jogaram a mão pra lá. Fui com o pai e disseram que a mão não tinha vindo. Eu disse: ‘Procure a mão, a mão caiu aí no chão!’ Eles insistiram aí mandei o pai para o interior atrás da mão e fiquei lá, procurando, insistindo, dizendo que a mão tinha caído no Hospital. Aí procuraram e acharam, não sei se junto com os panos, não sei se no lixo ou na lavanderia do Hospital. Mas ele já tinha ido na ambulância para Petrolina”, relatou o vereador.
Felizmente, depois do contratempo, a equipe médica em Petrolina conseguiu reimplantar com sucesso a mão do agricultor. “E ele está fora de perigo”, contou.
Mendoncinha disse ainda que quando acusou o hospital de negligência, a equipe justificou-se dizendo que, na “agonia”, preocupou-se mais em salvar a vida do paciente. “Mas o paciente, coitado, com toda a agonia do mundo, ainda trouxe a mão. Imagina se essa mão fica? Um camarada novo, que vive do trabalho. Foi um milagre! Espero que a partir de agora, as pessoas comecem a se preocupar mais com os detalhes. A gente cobra que eles tenham mais cuidado”, destacou.
A diretora do Hospital, Kátia Gomes, também tentou argumentar sobre o episódio, à reportagem da Boa Vista FM . “Houve pressa, nossa preocupação era salvar a vida do rapaz, tirá-lo da agonia. Somente depois que ele havia saído da ambulância foi que alguém questionou onde estava a mão, aí sim localizei o saco no meio de umas roupas em cima de uma maca e fomos escorrer o sangue do saco onde a mão estava para colocá-la no gelo. Mas ela saiu logo atrás com poucos minutos que ele saiu daqui. O médico de plantão fez o procedimento correto”, disse, ressaltando que no momento em que o paciente entrou no hospital, ele não avisou que tinha trazido o membro decepad