terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Santana faz de Lula um São Jorge às avessas


Josias de Souza

Os novos depoimentos do marqueteiro João Santana e de sua mulher Monica Moura não trouxeram novidades retumbantes. A dupla apenas reiterou segredos de delação. Mas cada ponto da narrativa do casal do marketing contra Lula corresponde a uma reticência a menos na versão da defesa do personagem. Os serviços prestados por Santana ao PT mostraram que, com alguma marquetagem, as pessoas acreditam até em ovo sem casca. As revelações do marqueteiro à Lava Jato evidenciam que a verdade às vezes é mais incrível do que a ficção.
De todas as revelações de Santana e Mônica, a mais constrangedora é a narrativa sobre o dinheiro sujo borrifado por cleptoempreiteiras na caixa registradora da reeleição de Lula em 2006. O PT acabara de se lambuzar no mensalão, delatado por Roberto Jefferson no ano anterior. Lula dissera que “não sabia”. Chegara mesmo a pedir “desculpas” depois que um depoimento de Duda Mendonça no Congresso acomodou a contabilidade de sua campanha de 2002 na zona de suspeição.
Dizendo-se “traído”, Lula levara a cara dura à TV para declarar: ''Não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas. Porque o povo brasileiro […] não pode, em momento algum, estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo.''
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