Josias de Souza
Os
novos depoimentos do marqueteiro João Santana e de sua mulher Monica
Moura não trouxeram novidades retumbantes. A dupla apenas reiterou
segredos de delação. Mas cada ponto da narrativa do casal do marketing
contra Lula corresponde a uma reticência a menos na versão da defesa do
personagem. Os serviços prestados por Santana ao PT mostraram que, com
alguma marquetagem, as pessoas acreditam até em ovo sem casca. As
revelações do marqueteiro à Lava Jato evidenciam que a verdade às vezes é
mais incrível do que a ficção.
De
todas as revelações de Santana e Mônica, a mais constrangedora é a
narrativa sobre o dinheiro sujo borrifado por cleptoempreiteiras na
caixa registradora da reeleição de
Lula em 2006. O PT acabara de se lambuzar no mensalão, delatado por
Roberto Jefferson no ano anterior. Lula dissera que “não sabia”. Chegara
mesmo a pedir “desculpas” depois que um depoimento de Duda Mendonça no
Congresso acomodou a contabilidade de sua campanha de 2002 na zona de
suspeição.
Dizendo-se
“traído”, Lula levara a cara dura à TV para declarar: ''Não tenho
nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir
desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que
pedir desculpas. Porque o povo brasileiro […] não pode, em momento
algum, estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo.''
Leia o artigo na íntegra clicando ai ao lado: Santana faz de Lula um São Jorge às avessas