sábado, 2 de setembro de 2017

“Temer sempre foi muito direto. Pedia dinheiro mesmo”



“Esse Temer que você vê na televisão é falso. O Temer verdadeiro é o que eu gravei. Aquele Temer que fala sem cerimônia”, disse o empresário Joesley Batista, da JBS. Ele afirma ainda que desconfia de que o governo de Michel Temer operava para impedir sua delação, acrescentando que o presidente “sempre foi muito direto, ele pedia dinheiro mesmo.” 

Joesley admite que sua imagem, hoje, é a de alguém que cometeu uma série de crimes e não foi punido, mas destaca que “na hora em que os nossos anexos começarem a revelar outras organizações criminosas, aí talvez a sociedade vá olhar e dizer: ‘Pô, o Joesley teve a imunidade, mas olha como ele ajudou a desbaratar a corrupção’. As declarações foram dadas em entrevista à revista Veja. 
O empresário afirmou ainda que se deu conta de que levava uma vida de crimes. "Esse negócio de virar colaborador da Justiça é muito novo para todo mundo. Um delator não “faz” uma delação simplesmente, ele vira uma chave. Muda sua forma de pensar, de agir. Aqueles amigos que você tinha já não servem mais. Se você mudou realmente, você muda de grupo e passa a enxergar as coisas sob outro ângulo."
Ele acrescenta: "Nós somos empresários e os empresários estão subordinados ao Estado. Se os mandatários do Estado negociam com você daquela forma, você acaba achando que opera dentro de um padrão de normalidade. A gente vai ficando anestesiado."
Joesley conta ainda do choque que levou na primeira vez a primeira vez que a polícia fez busca e apreensão na casa dele. "Olhava aquilo parado, congelado. Não é uma coisa com que você esteja acostumado, e eu não estava entendendo o que estava acontecendo. Da mesma forma, acho que a grande maioria dos políticos e dos empresários ainda não entendeu o que está acontecendo."  (Com informações do Jornal do Brasil)