sexta-feira, 7 de outubro de 2016

APÓS 31 DIAS, BANCÁRIOS ENCERRAM GREVE EM 12 ESTADOS



A greve dos bancários, que já durava 31 dias, acabou em municípios de 12 estados nesta quinta-feira, 6. As agências voltam a funcionar nesta sexta-feira, 7, em cidades do Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia, Roraima e Santa Catarina  e  Bahia. Há diversos sindicatos regionais ainda discutindo se aceitam ou não a proposta dos bancos para encerrar a greve.

A Federação Nacional do Bancos fez nessa quarta-feira, 5, proposta de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real. Na quarta-feira (5) 13.123 agências e 43 centros administrativos ficaram fechados segundo a Contraf, o correspondente a 55% dos locais de trabalho em todo o país. O dia em que foi registrado o maior número de agências fechadas foi 27 de setembro, quando 13.449 fecharam as portas.

A greve completou 31 dias nesta quinta-feira e superou a de 2004, primeiro ano em que os bancários se uniram para negociar melhores condições para a categoria e que tinha sido a mais longa até então com duração de 30 dias, segundo a Confederação Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A greve de 2015 durou 21 dias.

Por Zé Carlos Borges