sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

FATO QUE MARCOU O ANO 2015 EM SOBRADINHO, O ASSASSINATO DO GAROTO DE QUATRO ANOS CARLOS EDUARDO E A LIBERAÇÃO DO CRIMINOSO PELO DELEGADO QUE ALEGOU QUE NÃO HAVIA PROVAS SUFICIENTES PARA MANTÊ-LO PRESO

Criança é achada morta, família acusa dupla e tenta linchar suspeitos na BA

Polícia diz, entretanto, que trabalha com a suspeita de negligência familiar.
Exames apontam que menino de 4 anos morreu por afogamento.

Do G1 BA
Uma criança de quatro anos, que desapareceu na tarde da última quarta-feira (26), foi encontrada morta na madrugada desta quinta (27), na cidade de Sobradinho, região norte da Bahia. Moradores da cidade acusaram dois homens de serem os responsáveis pela morte do menino e tentaram linchá-los quando eles foram prestar depoimento na delegacia. A polícia, entretanto, diz o menino morreu afogado e que trabalha com a suspeita de negligência familiar.
Em conversa com o G1, o delegado Ranieri Barbosa de Oliveira, titular da delegacia de Sobradinho, afirmou que exames realizados no corpo da criança comprovaram que ela foi vítima de afogamento. "Pode ser que alguém tenha contribuído para o afogamento, mas, se for o caso, foi feito de forma tão sutil que não deixou nenhum vestígio externo", disse o delegado.
Ele conta que as investigações trabalham com a possibilidade de negligência da família. "Provavelmente a criança saiu de casa e foi em direção a essa lagoa, que fica próxima à residência da família. No local há uma cerca de arame, e acriança, ao tentar passar pela cerca, pode ter caído na lagoa e não conseguiu se levantar", diz Ranieri Barbosa
Confusão
Segundo o delegado, alguns moradores da cidade disseram ter visto um dos acusados saindo do matagal onde fica a lagoa por volta das 19h da última quarta. Como ele era de fora da cidade, e andava com outro homem que também não era da cidade, eles acusaram os dois.

"A família, que fazia buscas pela criança, viu uma pegada no local e supôs que fosse doe um dos acusados. Com isso vizinhança levou eles lá, para colocarem o pé ao lado da pegada e tentar provar que foram eles os culpados. A informação correu, inclusive inventaram que o menino teria sofrido agressão sexual, e quando eles estavam aqui na delegacia, vieram algumas pessoas tentar fazer justiça com as próprias mãos", contou Ranieri Barbosa.
Ainda de acordo com o delegado, ele conversou com a população, explicou que os exames apontam para afogamento e disse que não havia nenhum sinal de violência sexual. "Conversando, conseguimos acabar com o tumulto. Os dois homens foram liberados após serem apresentados à promotoria da cidade de Casa Nova, porque se liberássemos aqui, eles corriam o risco de sofrer algum tipo de violência", diz.
Ranieri Barbosa ainda destacou que as pessoas que disseram ter visto um dos acusados sair do matagal entraram em contradição com relação às roupas que ele e supostamente estava usando. "Nós ainda analisamos as vestimentas deles, e vimos que não apresentava nenhum indício de que eles estiveram no local do crime", acrescenta. José Cícero da Siva  foi preso e  depois  liberado pelo  delegado de  Sobradinho. O  elemento  depois  de  solto, matou  outra  criança  de  nove  anos  em  Petrolina.  O  assassinato  de  Carlos  Eduardo  fez  com  que  a  população de Sobradinho realizasse  uma  caminhada com  mais  de  duas mil pessoas pedindo  o  afastamento  do  delegado  de  polícia. (Retrospectiva 2015, fonte G1)