quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A CAMINHADA DOS ANJOS







Já são 105 anos de história, contados a partir do nascimento do patriarca, Antônio Nunes dos Anjos.
Assim nasceu a família Anjos,cuja trajetória se assemelha a uma árvore frondosa que dá as primícias dos seus frutos.
Tendo iniciadoos primeiros passos na antiga Vila do Boqueirão, município de Sento-Sé, os “Anjos” se multiplicaram abundantemente para se tornarem uma Grande Família.
Casado até à morte, num matrimônio que durou mais de 50 anos, com a matriarca dona Auta Silva dos Anjos, eles tiveram08 filhos, dentre os quais está o mais velho deles, o ilustre morador de Sobradinho, Gumercindo da Silva Anjos.
Assim, para comemorar essa data memorável, os netos e bisnetos do seu Antônio e dona Dasdores, como eram conhecidos, organizaram um evento que foi denominado “A Caminhada dos Anjos”.
O nome é cheio de significados, pois apesar de terem, de fato, organizado uma caminhada com um percurso de 33km, partindo de Sobradinho até o povoado de Brejo de Fora, o título tem uma amplitude simbólica que que faz alusão ao início da família, por ocasião do nascimento do seu originador, em 1910.
A Caminhada idealizada é, ainda, reflexo de um tempo que se rompe dia após dia, ano após ano, pois mesmo depois de terem se obrigado a deixar a terra natal, por ocasião da construção da hidrelétrica de Sobradinho, as dificuldades encontradas pelo casal não foram suficientes para impedir que esse exemplo de honestidade, força e coragemalcançasse gerações e hoje fosse coroado com tão significativa lembrança.
A manifestação, é, portanto, uma homenagem póstuma àqueles que dormem, mas que aguardam a manhã da ressurreição, no alvorecer de um novo dia a se prolongar para a eternidade;àqueles que são a ceiva e o tronco de uma semente fértil, simples mas vitoriosa, que mesmo depois da morte floresce, dar frutos,desperta paixão e admiração, por tudo o que fizeram e representam para a sua descendência.
  Para a família Anjos, seu Antônio é Jacó e, dona Dasdores, Rebeca; um homem e uma mulher tementes ao Altíssimo, que Dele receberam agraça divina de serem os autores de um valioso legado,os maestros de uma sinfonia simbolicamente