sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Governador inaugura sábado em Casa Nova‏ Sistema de abastecimento de água


Mais de 3,4 mil pessoas serão beneficiadas com o sistema de abastecimento de água que vai levar água para comunidades rurais difusas no município de Casa Nova, no Baixo Médio São Francisco, na Bahia. O investimento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será de R$ 17,2 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional.
A assinatura da ordem de serviço será no sábado (17), às 9h, na sede do município, a 70 km de Juazeiro, com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da Codevasf, Elmo Vaz. “Essa é mais uma obra estruturante que estamos iniciando em parceria com o governo do estado, e que vai ajudar a atenuar os efeitos da estiagem prolongada em zonas rurais do semiárido”, observa o presidente da Codevasf.
O engenheiro civil e chefe da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Denilson Pereira de Souza, explica que o sistema simplificado de abastecimento de água busca oferecer à população beneficiada condições de higiene e de qualidade da água para consumo humano, contribuindo dessa forma para a melhoria das condições de saúde. “Com o sistema implantado, é grande o impacto na redução do índice de doenças causadas por parasitas provenientes da água”, destaca.
O projeto no município de Casa Nova compreende três subsistemas – Luis Nunes, Lagoado e Serra Branca – com captação de água no lago da barragem de Sobradinho. O sistema simplificado de abastecimento é composto de captação superficial por meio de flutuantes; adutoras de água bruta; tratamento da água por meio de estações de tratamento compactas (Luis Nunes e Lagoado) e clássica (Serra Branca); reservação de água por meio de reservatórios elevados; e redes de distribuição, com ligações domiciliares. A previsão é de que a obra seja concluída em outubro de 2014.
Ao todo, serão 27 comunidades rurais difusas beneficiadas no norte baiano: Luis Nunes, Lagoado, Lajeiro, Lagoinha, Sítio Mangangá, Sítio Toca, Fazenda Santa Isabel, Fazenda Santarém, Boa Vista, Pilão, Caldeirão, Jurema, Sítio Mandacaru, Zé Inácio, Xiquexique, Ponta D’água, Entroncamento, Pascasso, Sítio Nova Olinda, Algodão de Baixo, Algodão de Cima, Mãe D’água, Serra Branca, Boa Vista I, Salina, Sítio Fernando e Riacho do Parcácio. Hoje, o acesso a água nessas comunidades é feito principalmente por meio de cisternas, carros-pipa ou coleta da água diretamente no rio pelos moradores. “A expectativa é muito boa. Essa obra vai facilitar o acesso a água e trazer enorme benefício para a população que estava esperando pelo sistema de abastecimento. Os moradores do município aguardam ansiosos por outras ações do governo federal”, afirma o prefeito de Casa Nova, Wilson Freire Moreira.