Em
meio a recentes embates do Planalto com a bancada do PMDB na Câmara, a
presidente Dilma Rousseff dá como certa a reedição da aliança com o PMDB
em 2014, quando deve disputar a reeleição.
Em entrevista ao jornal O Globo, a
presidente disse que já está certo que o vice de sua chapa continuará a
ser o peemedebista Michel Temer.
Após o confronto entre governo e PMDB na
votação da Medida Provisória dos Portos, na semana passada, a cúpula
peemedebista fez duras críticas a Dilma em um jantar no Palácio do
Jaburu, residência oficial do vice-presidente
Na avaliação de peemedebistas, Dilma
agiu bem ao não comparecer ao encontro que reuniu governadores,
ministros e líderes do PMDB.
Segundo reportagem da Folha, um deles classificou o jantar de “indigesto” para a presidente, marcado por críticas ao Palácio do Planalto e ao PT da “entrada até a sobremesa“. Dilma recusou o convite do vice para participar do encontro alegando que sua família estava em Brasília.
“Matéria vencida”
Uma das origens da crise está no
enfrentamento entre pré-candidatos dos dois partidos nos Estados. No Rio
de Janeiro, onde a situação é mais tensa, o senador Lindbergh Farias
(PT) quer lançar candidatura própria contra o escolhido do governador
Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Na entrevista ao Globo, Dilma foi sucinta sobre a questão. “É matéria vencida”. A presidente também elogiou o seu principal adversário na eleição de 2010, o ex-governador José Serra (PSDB).
“Não é porque ele foi meu adversário
na eleição que eu vou deixar de reconhecer sua importância, sua
inteligência! Posso discordar, como discordo, do Serra, mas reconheço
sua capacidade, sua inteligência”, ressaltou. (Fonte: Folha SP)