As polícias civil e militar deflagraram na madrugada desta sexta-feira (27), duas operações conjuntas no sertão do estado. As operações que contaram com um efetivo total de 80 policiais, aconteceram simultaneamente em Petrolina e Ouricuri, tiveram por objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão, resultando com a prisão de quatro pessoas, apreensão de dois revólveres, 400g de cocaína, além de quatro máquinas caça-níqueis.
Operação FOGO
Em Petrolina, denominada de Operação Fogo, ação coordenada pela Delegada Francisca Poliana Nery, identificou sete pessoas responsáveis por disparos de arma de fogo contra a residência de Ronaldo Batista da Silva no bairro Dom Avelar, zona leste da cidade. A justiça decretou os mandados de busca e apreensão que foram cumpridos. Durante o cumprimento dos mandados em uma das residências abordadas, foi localizado um revólver calibre .38, que de acordo com os policiais, possivelmente seja uma das armas utilizadas nos disparos.
A arma de propriedade de Antônio Aelson Bem Sampaio, de 22 anos, que estava municiada com seis cartuchos intactos do mesmo calibre, foi encontrada escondida nas partes íntimas de sua companheira, Ana Paula de Souza Bispo, de 27 anos. Os dois foram autuados em flagrante e recolhidos ao Presídio Doutor Edvaldo Gomes e Cadeia Pública Feminina de Petrolina. O revolver apreendido foi encaminhado para a perícia para realização de exames de comparação balística.
Outras quatro pessoas que também efetuaram os disparos foram conduzidas a delegacia de polícia para qualificação e interrogatório, são eles: Rogério Vieira do Nascimento, Esmeraldo Santos Silva, que já responde a justiça por tentativa de homicídio, Rogério Pereira Dos Santos , que também responde por porte ilegal de arma e estelionato e André Gustavo de Lima Silva.
Operação Janeiro sem drogas
Já em Ouricuri, sertão do Araripe, a polícia deflagrou a Operação Janeiro sem Drogas, também nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira. De acordo com o Delegado Daniel Moreira de Souza, a cerca de quatro meses a polícia vinha monitorando uma quadrilha que era responsável pelo tráfico de drogas na região de Ouricuri, que tinha como líder o chefe da máfia dos caça-níqueis Francisco Leonardo Lacerda Reis de 31 anos e Maria Cleidiane Ramos Lacerda de 29.
Com o casal de comerciantes foi apreendido um revólver calibre .38, quatro máquinas caça-níqueis, 400g de cocaína, além da quantia de R$ 817 em dinheiro e cheque. Eles foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico e ainda contrabando.
O delegado destacou que outras duas pessoas foram conduzidas a delegacia para qualificação e interrogatório, bem como as investigações continuam e mais pessoas podem ser presas nos próximos dias. O comerciante Francisco Leonardo foi encaminhado a Cadeia Pública deOuricuri e sua companheira, Maria Cleidiane foi encaminhada a Cadeia Pública Feminina de Verdejantes, onde permanecem a disposição da justiça.