Representantes dos trabalhadores e Coelba estiveram reunidos no último dia, 25, na sede da empresa, em Salvador, para mais uma rodada de negociação da campanha salarial 2011/2012. O encontro foi marcado pela intervenção dos dirigentes sindicais no sentido de fazer a Coelba avançar nos pontos pendentes da pauta.
Apesar do esforço das lideranças que resultou no fechamento de mais seis itens da pauta, a empresa ainda não apresentou uma proposta que contemple os interesses dos coelbanos para os pontos considerados fundamentais. Diante do impasse, uma nova rodada de negociação foi agendada para a esta terça, 31, às 14 horas.
Em Juazeiro, os funcionários da Coelba realizam nesta terça-feira uma paralisação de advertência esperando que o encontro em Salvador possa impedir a greve por tempo indeterminado. Jorge Luis Aguiar (Dobinha), delegado do Sinergia, explicou que a paralisação de hoje se deve ao fato de que não houve avanço ainda na negociação em relação ao plano de saúde e do PLR – Participação nos Lucros e Resultados da empresa.
Marcos Matias, também delegado do Sindicato dos Eletricitários da Bahia, esclareceu que a adesão à paralisação em Juazeiro foi de 90% porque há uma perspectiva de que as proposições da categoria sejam acatadas pela empresa, haja vista, que a previsão de lucro é de mais de R$ 1 bilhão para este ano, mais do que em 2012, e não há garantia de que o trabalhador venha a ter participação nesse resultado.