“Aqui não vem ninguém, parece que esqueceram da gente, como se fóssemos bichos pra viver de qualquer jeito”. A declaração é da comunitária Maria Francisca Ferreira, sobre o esgoto exposto nas ruas do bairro São Jorge, em Petrolina.
O esgoto corre ao longo de quase toda a avenida principal do bairro, e o problema se repete nas ruas adjacentes. Com a água suja vem o mato, o mau cheiro, as moscas e outros insetos, além dos riscos de contaminação de doenças. “Na minha casa crio quatro netos, que vivo correndo atrás para não andarem descalços ou brincarem nessa água podre, porque tenho medo até de matar do tanto que fede esse esgoto”, disse Francisca.
O esgoto também atrapalha os comerciantes que se queixam de inibição dos fregueses, por causa da lama na porta do estabelecimento.
Outro fator que agrava a situação é a falta de pavimentação das ruas, que contribui para formação de lama e absorção do esgoto.
Sobre a pavimentação das ruas o secretário de infraestrutura Ricardo Rocha informou que o São Jorge faz parte do projeto que prevê o calçamento de vários bairros em Petrolina. Mas não soube dizer quando as obras devem começar.
Já com relação ao esgoto, a assessoria da Compesa informou que o diretor regional Reginaldo Lopes está viajando, mas deve retornar no fim do dia. Tão logo tivermos a respota sobre o assunto estaremos publicando.