Os projetos de lei 16/2011 e 17/2011oriundos do Poder Executivo do município de Jaguarari foram aprovados pelos vereadores, na sessão realizada em 20/10/2011. Dos 9 vereadores que compõem a edilidade apenas 7 compareceram a sessão e todos votaram a favor.
O projeto de nº. 16/2011 trata-se da concessão do auxílio alimentação para os servidores efetivos e concursados que ganham um salário mínimo. O valor do benefício é de R$ 32,70, correspondente a 6% sobre o salário mínimo. Esse benefício é uma maneira que o prefeito Seu Antonio encontrou para melhorar a renda familiar desses servidores, diga-se de passagem nunca na história de Jaguarari esses funcionários foram tão valorizados por outros gestores.
O outro projeto votado foi o de nº. 17/2011 que dispõe sobre a concessão de reajuste salarial para várias categorias que recebem salários acima do mínimo. O reajuste acordado entre o Sindicato dos Servidores e a Prefeitura foi de 6% com retroativo correspondente a dois meses, que serão pagos em Janeiro e Fevereiro do ano de 2012.
Para conceder esse reajuste a prefeitura, que teve suas receitas reduzidas entre os meses de agosto e setembro, a exemplo do ICMS, cortou alguns gastos, inclusive com pessoal, combustível, gratificações e outros.
Em 2009 o prefeito já havia concedido um reajuste de 15%, em 2010 não houve reajuste, mas nesse mesmo ano a Câmara Municipal aprovou e o prefeito sancionou a lei que cria o plano de cargos, carreira e salário dos servidores profissionais da educação.
O vereador Xavier-PT, líder do governo na Câmara, votou a favor dos projetos e defendeu, mais uma vez, a importância e o fortalecimento do processo de negociação e diálogo entre o executivo, a câmara e o sindicato.
Os projetos sofreram algumas emendas que serão analisadas pelo executivo para sanção ou veto do prefeito.