quinta-feira, 15 de março de 2018

Allan Jones cobra soluções verdadeiras para situação da saúde em Juazeiro; “Pacientes da UPA estão esperando regulação em casa’, denuncia

 


Allan Jones
O vereador, Allan Jones (PTC), usou a tribuna na Sessão da Câmara, desta terça-feira (13), e chamou mais uma vez a atenção do Governo Municipal quanto á situação e qualidade dos serviços de saúde no município de Juazeiro. O parlamentar enfatizou que a prefeitura tem que colocar em prática soluções urgentes para melhorar o serviço da UPA e também do Hospital Regional.
“O motivo que me trás aqui é pra falar justamente da área da saúde e diz respeito exatamente à dificuldade que o município está tendo com a pactuação, no Sistema Rede Pernambuco/Bahia (Rede PEBA), principalmente no serviço de ortopedia e traumatologia. Eu acho que essa situação está chegando ao seu limite, está insuportável. Pacientes da UPA estão sendo mandados para casa, para esperarem a regulação em suas casas”, denunciou o vereador.
“Colegas ortopedistas chegaram a dizer que simplesmente não existiam pacientes para evoluir. Pacientes traumatológicos e ortopédicos estão sendo mandados para casa”, complementou Allan.
“Ai fica aqui o questionamento, caso um paciente desse venha a complicar em casa e ele não chegue a um serviço de emergência ou não tenha o serviço assistencial do SAMU? O que fazer? Em quem recairá a culpa? Quem vai assinar, caso essa vida venha a ser ceifada, a sua declaração de óbito? Em quem vai recair essa responsabilidade por conta de uma fragilidade grave, dessa pactuação, desse sistema PEBA?”, questionou.
Hospital Regional
Allan Jones também ressaltou que o Hospital Regional precisa de atenção. “Inclusive andei pesquisando matérias do ano anterior e nelas, indiscutivelmente, existiam compromissos por parte das autoridades, principalmente do Estado da Bahia, no que diz respeito a fazer com que o Hospital Regional voltasse a funcionar na sua plenitude. Plenitude esta, principalmente em relação ao serviço de traumatologia, que está longe de ser alcancada”, denunciou.
“Eu acho que salta aos olhos a necessidade, de forma imediata, da Gestão Municipal, até por que é aliada ao Governo Estadual, tentar buscar e viabilizar soluções e ações, para a nossa querida Juazeiro que clama por melhoras substanciais na saúde”, alertou.
Rede PEBA e responsabilidade de Juazeiro
“Na Rede PEBA, entendo perfeitamente, existe um grau de responsabilidade grande dentro dela: são 55 municípios abrangidos, mais de 1,9 milhões de pessoas. Então a corresponsabilidade é enorme do município de Juazeiro. Agora, Juazeiro cresceu, inclusive, não se pode deixar de falar que, principalmente, nos últimos governos da cidade, houve um aumento substancial do município sim, e exatamente por isso que nós nos comportamos como grandes e dessa forma assumimos mais responsabilidades, e assim estaremos sujeitos a maiores críticas, e para que isso não aconteça a gestão tem que tentar soluções imediatas e eficazes”, finalizou o vereador.